Especiais

Guerra de verão

Como os antioxidantes protegem a sua pele.

Os especialistas dizem que este será um ano extremamente quente. Ótimo para quem adora se divertir na praia ou apenas relaxar ao sol, no campo ou na cidade, depois de uma semana de trabalho duro. Você, que faz parte dessa tribo, aproveite mesmo, que a vida é curta. Tão curta como a saúde e a beleza da pele exposta ao sol sem maiores cuidados. E saiba que nem é preciso um sol abrasador para prejudicá-la, já que os raios ultravioletas causam danos mesmo em dias frios e nublados. Para viver em paz com o sol e preservar sua pele, a receita é simples: além do protetor solar, use boas quantidades de antioxidantes, interna e externamente.

PRODUTOS INDICADOS

Proteja-se internamente com muita água e boa alimentação, reforçada com vitaminas, minerais e elementos antioxidantes. Em especial as vitaminas C e E e o Ácido Alfa lipóico, que aumenta os efeitos positivos das vitaminas C e E e ainda desativa enzimas que destróem o colágeno, substância de sustentação da pele. Externamente, aconselha-se o uso de alguma loção enriquecida com antioxidantes, própria para inibir o fotoenvelhecimento. Peça indicação ao seu médico sobre como tratar-se com esses produtros e qual a dosagem indicada para você.

ESTRATÉGIA FINAL

Há anos a imprensa em geral vem alertando contra os perigos da radiação solar, que rapidamente destrói moléculas vitais de nossas células, ácidos nucléicos (DNA e RNA), proteínas e gorduras. Há anos estamos sendo bombardeados com a informação de que os três principais tipos de câncer de pele estão relacionados com a exposição ao sol, inclusive o melanoma, dos mais agressivos e de rápido desenvolvimento. Também já sabemos o quanto é prejudicial a ação dos poluentes ambientais, de produtos químicos tóxicos, bactérias, fungos e vírus. Nossa pele vive uma guerra que nunca termina, entre a agressão dos radicais livres e a ação neutralizadora dos antioxidantes.

Você, que não é bobo – falo também para os homens – defenda-se. Dermoabrasão, peeling químico, laser resurfacing ou cirurgia plástica são recursos louváveis para eliminar os sinais do tempo. Você pode utilizá-los mais tarde, quando as ações preventivas já não forem suficientes para alcançar os resultados desejados.Um bom verão para você.

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER