Gripe asiática

Como dar a seu corpo maior poder de combate.

A pneumonia Asiática continua fazendo vítimas, enquanto os pesquisadores empenham-se numa corrida contra o tempo para deter seu avanço. Acredita-se que o principal causador da SARS (Síndrome Aguda Respiratória Severa) seja uma nova variante do coronavírus (vírus do resfriado), embora outros vírus possam atuar no processo como invasores secundários.

Supõe-se que a transmissão da doença ocorra por contato direto com a pessoa infectada, por meio de insetos, como baratas, e também por contato com objetos e superfícies que tenham sido tocados pelo doente, como um simples botão de elevador. Esta idéia de transmissão é reforçada quando se sabe que, em Hong Kong, ¼ das pessoas contaminadas mora em um único complexo de apartamentos.

Nesta fase, em que nada está muito claro e ainda não existe um medicamento eficaz contra a SARS, vai sobreviver o mais forte. Como acontecia antes de a medicina contar com os antibióticos e as vacinas, suas grandes armas contra a maioria das doenças infecciosas. Daí a importância da prevenção, sobretudo com o inverno chegando, quando é mais fácil contrair gripes e resfriados.

Defesa natural
Boa alimentação, exercícios físicos e suplementos nutricionais estimulam as defesas do organismo e mantêm a energia em alta. Basicamente é disso que você precisa para se fortalecer e defender-se contra a SARS. Veja alguns exemplos de como a natureza nos oferece métodos efetivos e seguros de melhorar a saúde. Mas nada de se automedicar: procure sempre a orientação de seu médico.

ASTRAGALUS: Estimula o sistema imunológico. Estudos em humanos e animais mostram sua habilidade Protege contra gripes e resfriados causados por vírus.

ECHINÁCEA: Planta nativa da América do Norte, era usada pelos índios americanos para tratar, entre outras coisas, de tosse, dor de dente e processos inflamatórios. Também agia como anti-séptico. Sabe-se hoje que aumenta a produção de anticorpos e a capacidade de o organismo combater vírus. Um dos usos mais populares da Echinácea é no tratamento de gripes e resfriados.

CATS CLAW: Planta peruana que possui um ativo composto alcalóide que estimula o sistema imunológico. Atua também no combate a vírus, tumores e inflamações.

GINSENG: Tem sido usado há séculos na China, Japão, Coréia e regiões da União Soviética. Pesquisadores soviéticos acreditam que o Ginseng estimula a imunidade, inibe o câncer e aumenta a energia física e mental. Sabe-se que promove maior resistência ao estresse, melhora nossas condições de resistir a doenças com maior vitalidade e fortalece as funções normais do organismo. Também destaca-se na prevenção de gripes e resfriados.

ANTIOXIDANTES: Reduzem os sintomas das doenças virais, como as gripes. Diminuem o efeito prolongado do estresse oxidativo causado por essas doenças, que pode desencadear o câncer.

VITAMINA C: Além de poderoso antioxidante, promove recuperação mais rápida das infecções. Estimula a produção de interferon, que combate vírus e bactérias.

VITAMINA E: É o principal elemento que atua na proteção das membranas celulares. A suplementação de vitamina E aumenta as células mediadoras da imunidade e reduz os efeitos de estresse na resposta imunológica.

GLUTATHIONA: É um composto enzimático que estimula as células a se defenderem do estresse oxidativo causado pelos radicais livres e certos compostos químicos tóxicos. Ajuda a reciclar e manter nos tecidos os níveis de vitamina C e E. É um potente varredor de radicais livres, que comprometem a integridade celular.

VITAMINA A: Melhora comprovadamente a resposta imunológica. Sua deficiência reduz a resistência a infecções. Pesquisas recentes encontraram forte correlação entre a ingestão de vitamina A e a diminuição de infecções do trato respiratório.

NAC: Tem sido usada para congestão bronquial há mais de 30 anos, e para combater infecções pulmonares crônicas, porque facilita a eliminação das secreções respiratórias. No campo imunológico, confirma-se sua ação significativa no aumento das funções das células T humanas, especialmente em indivíduos idosos. As células T são glóbulos brancos que localizam e destróem invasores.

PROTEÍNA TÍMICA: Poderoso imunoestimulante, a proteína T é extraída da glândula timo de bezerros e usada para aumentar a produção de células T, um tipo de glóbulos brancos que localiza e destrói invasores. Seu uso é seguro, podendo ser administrada também a crianças. Essa proteína é produzida naturalmente nos organismos humanos mas, com o envelhecimento, a glândula Thymus tende a diminuir de tamanho e de produção.

OLIVE LEAF EXTRACT: Potente suplemento antiviral, antibacteriano e antifúngico, que estimula a resposta imunológica. É um agente antimicrobiano seguro para uso diário e preventivo, eficiente na inativação de viroses causadas por gripes e resfriados.