Alimentação

Gordura saturada: a chave para controlar o peso e o açúcar sanguíneo

Você está disposto a vencer a diabete? Então, vem cá, vamos bater um papo. Certamente você já ouviu a célebre frase “você é aquilo o que você come”; então eu te pergunto: você tem comido gordura? Calma! Deixa eu te explicar o motivo da minha pergunta.

Mais uma vez um estudo comprovou que comer bastante gordura saturada é a chave para se ter uma cintura enxuta. Aliás, esse consumo também é um grande aliado na vitória sobre a diabete. Sendo assim, ponto para os filés T-bone e para a manteiga.

Pesquisadores de Ohio State regularam minuciosamente as dietas de 16 adultos com síndrome metabólica, que frequentemente leva à diabete. Os voluntários começaram com uma dieta alta em gordura e baixa em carboidratos; em seguida, por 18 semanas os pesquisadores gradualmente mudaram os ingredientes das refeições para incluir mais carboidratos e diminuir a gordura.

Adivinha o que aconteceu? Quando os voluntários estavam em uma dieta alta em gordura e baixa em carboidratos, a gordura que eles consumiam era queimada rapidamente ao invés de ser armazenada. O que significa que eles tinham mais energia e menos “banha”.

Na medida em que os voluntários passaram a comer mais carboidratos, os níveis de ácido palmitoléico começaram a aumentar em picos. E isso é uma notícia ruim, pois o alto nível desse ácido está ligado à obesidade, inflamação, diabete tipo 2, doenças cardíacas e até mesmo ao câncer de próstata. “As diretrizes dietéticas continuam a recomendar a restrição da gordura saturada”, disse o importante pesquisador, Jeff Voleka. Ele acrescentou ainda que “isto não é científico e não é esperto”.

E pode apostar que não é! O seu corpo prefere a gordura saturada como fonte de combustível. Na verdade, ele queima a gordura ao invés de manda-la direto para os seus quadris e abdômen.

Desligue-se dessa tolice que a maioria prega e coma gordura saturada de alta qualidade e menos carboidratos de baixa qualidade. Você não só perderá o excesso de peso, como também vai melhorar e muito o seu coração.

[divider]

Referências Bibliográficas:

  • Os efeitos de incrementos passo-a-passo no carboidrato nos ácidos graxos saturados e ácido palmitoléico circulantes em adultos com a síndrome metabólica. (plosone.org).
  • Estudo: Dobrar a gordura saturada na dieta não aumenta a gordura saturada no sangue. (osu.edu)
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

3 Comments

  1. Bom Dia, á uma semana comecei a fazer uma dieta rica em proteína e estou obtendo resultados, já havia tentado várias outras sem resultado nenhum já passei muita fome e não conseguia emagrecer.Creio que agora estou no caminho certo, só ontem houvi falar do Sr. irei assistir o congresso sobre emagrecimento e ler seus livros, acredito que irei descobrir um mundo novo.Agradecida por tanto estudo e estar nos passando seu aprendizado.Muita luz, fique com Deus.

  2. Parabéns Dr. Rondo pelos posts. Nossa alimentação aqui em casa é rica em gordura saturada. (Óleo de cocô, banha de porco e manteiga).Grata por compartilhar conosco seus conhecimentos.

  3. 200 milhões de brasileiros acham que a gordura saturada é a principal causa do aumento do colesterol (ruim) e não sabem que a causa principal está nos carboidratos e açúcares, aí o médico manda cortar imediatamente as gorduras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER