Alimentação

A frutose e o terrível aumento de 300% em casos de diabetes no mundo

Eles dizem que é natural…  Eles também dizem que é ótima em moderação, e que é exatamente como o açúcar…

Mas as alegações dos tradicionalistas sobre o xarope de milho rico em frutose (XMRF) têm perdido a força na medida em que mais pesquisas revelam a verdade por trás desse adoçante sinistro. Todas as notícias são alarmantes. Porém, o estudo mais recente sobre os malefícios do XMRF é completamente horripilante!

Recentemente, a pesquisadora principal Georgina Coade, da Universidade de Bristol, no Reino Unido, apresentou as descobertas do seu time na reunião anual da Sociedade Endocrinológica. O que eles descobriram em um estudo sobre células de crianças de peso saudável deve martelar o ultimo prego no caixão do XMRF, mas todos nós sabemos que ele não vai se render sem uma BOA briga (e essa briga tem tudo haver com a saúde dos nossos filhos!).

O time de Coade descobriu que quando a frutose é utilizada por crianças (que estão em fase de desenvolvimento), as células de gordura abdominal amadurecem “mais gordas”. Os cientistas descobriram também que as células afetadas (tanto abdominais quanto subcutâneas) se tornam menos sensíveis à insulina.

A ligação entre a gordura abdominal e o risco mais alto de desenvolver doenças cardíacas e a diabetes não é nenhum segredo.  E a sensibilidade diminuída para a insulina está intimamente ligada à diabetes Tipo 2. Então, as crianças que consomem muita frutose estão sendo mais ou menos fadadas a uma luta durante a vida inteira contra estas doenças!

E o XMRF está praticamente EM TODO LUGAR. Uma vez eu perdi quinze minutos tentando encontrar um pão que não continha esta substância. Talvez você ache que estou sendo repetitivo com este negócio de XMRF.  Mas com a obesidade e a diabetes em alta há 5 anos, algo tem que mudar!

Aumento de diabetes e obesidade

De acordo com o relatório divulgado há poucas semanas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de 1980 pra cá os casos de diabetes no mundo aumentaram em300%! A maior parte dos diabéticos vivem em 5 países: China, Índia, EUA, Indonésia e Brasil.

O dramático aumento de sobrepeso e obesidade é apontado como o fator principal desse aumento de Diabetes. Coincidentemente, a frutose de laboratório foi inventada em 1975, por um pesquisador japonês. Dessa época até hoje o aumento do consumo de frutose na nossa alimentação passou de 11.000%!

Quanto mais podemos deixar isso continuar?  As coisas vão simplesmente continuar piorando até que a maioria da população esteja tomando medicamentos para a diabetes? Tenho certeza que a Indústria Farmacêutica acharia isso ótimo, mas nós precisamos parar de ser complacentes e começar a recuperar a nossa saúde.

Para retirar de vez o XMRF da sua alimentação, a dica é a seguinte: ao comprar qualquer produto, leia todos aqueles ingredientes. Sei que pode ser tedioso, mas é a única maneira de encontrar todos os lugares em que o XMRF se esconde no supermercado.  E quando você encontrar os esconderijos, evite-os como uma praga e escolha alimentos mais saudáveis para você mesmo e para a sua família.  A indústria alimentícia está começando a entender a mensagem, mas ainda tem um caminho longo a percorrer.

Você já está começou a tomar uma atitude lendo esta postagem. Mas por que você não a compartilha com seus entes amados?

Referências bibliográficas:

  • Fructose Sugar Makes Maturing Human Fat Cells Fatter, Less Insulin-Sensitive.Newswise
  • Obesity, Diabetes Rates at 10-Year High. Natural ProductsInsider
  • JAMA. 2011;305(13):1352-1353 JAMA. 2011;305(13):1352-1353
  • Journal of Nutrition.  March 1, 2015
  • Obesity.  October 14, 2010
  • Am J ClinNutr.2004 Apr;79(4):537-43.
  • Crit Rev Food SciNutr.2007;47(6):561-82.
  • Am J ClinNutr.2008 Dec;88(6):1715S.
  • O Estado de São Paulo. 07/04/16. Metrópole A17
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)
Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER