Especiais

Festas de fim de ano: confira dicas para evitar a ressaca

Festas de fim de ano, você sabe como é… muita gente acaba bebendo alguns goles a mais. Essa é uma das épocas em que se consome mais álcool no Brasil, só perdendo para o Carnaval. E quem bebe demais, geralmente passa pelo pesadelo da ressaca no dia seguinte, com os sintomas clássicos de náusea, vômito, cansaço, dor abdominal, dor de cabeça, tremores e tonturas. Depois de se divertir, a pessoa acaba tendo um dia desagradável. Tem como evitar isso? Sim! E eu vou te ajudar.

Em primeiro lugar, preciso te dar aquele conselho que você já deve ter ouvido: o melhor é NÃO beber, ou se controlar, tomando cerca de 2 cocktails, no máximo.Porém, se você é dos que se empolgam nestas comemorações, veja as sugestões que podem ajudá-lo a evitar a ressaca.

Siga as dicas abaixo ANTES de beber álcool:

Pré-Detox – é importante se preparar melhorando a sua proteção e desintoxicação alcoólica. Para isso, veja este post aqui no site sobre o detox pré-ressaca.

  1. Hidrate-se bem – para cada bebida alcoólica que tomar, consuma 1 copo de água. Antes de deitar, beba mais um copo de água.Dos grandes!
  2. Alimente-se antes e durante o uso de bebidas – quando você bebe de estômago vazio, o álcool é absorvido muito rapidamente, causando a ressaca.Consuma ao menos um lanche, como queijo.
  3. Tome 01 colher de óleo de oliva antes de beber, pois isso reduz a absorção do álcool.
  4. Beba água de coco antes de deitar e ao levantar, o que ajuda muito a repor eletrólitos perdidos.
  5.  Hora de parar – quando você começa a ficar com zumbido ou tontura é sinal que você não está conseguindo metabolizar o álcool efetivamente.

Agora, se a ressaca já o pegou, o melhor a fazer é: tomar um caldo de carne (brodo) e água de coco. Não vá na conversa de que se cura ressaca bebendo mais… isso só vai prorrogar a sua ressaca! Beber esporadicamente certamente não vai lhe causar muitos danos, mas lembre-se que pode lhe causar agressões cerebrais.

[divider]

Referências bibliográficas:

  • MayoClinic.com Hangovers
  • British Medical Journal, January 4, 1997;14:2-3.
  • Alcoholism Clinical and Experimental Research, 1984 Sep-       October;8(5):pp.451-8
  • Journal of Human Nutrition and Dietetics, 1992;5:275-285
  • European Journal of Gastroenterology and Hepatology, 1990;2(6):399-402.
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)
Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER