Atividade Física

Estratégia do vencedor

O caminho para um desempenho esportivo superior.

Atualmente, o que se tem visto no esporte, é um preparo extra campo, ou melhor extra pista, que venha a completar as exigências do vencedor, pois sabemos que detalhes podem significar ouro ou nada. Alguns ainda insistem em não dar importância ao condicionamento físico e mental, achando que só aptidão possa ser suficiente.

Para se ter o máximo proveito dos exercícios em termos de aumento de rendimento, melhora física muscular, maior concentração, menor tempo de recuperação pós exercício e diminuição de lesões, deve-se enfatizar três tópicos:

-Treinamento com profissionais capacitados;

-Dieta equilibrada;

-Uso de suplementos nutricionais/antioxidantes.

Atualmente, nenhum atleta de elite ou equipe profissional pode dispensar os recursos médicos que permitem determinar as reais necessidades celulares de cada indivíduo para que ele desfrute destes benefícios máximos, pois esta é a única maneira de se conseguir êxito na sua atividade física, preservando sua saúde para hoje e para o amanhã.

A avaliação e suplementação das necessidades individuais de vitaminas minerais, aminoácidos pode ser determinada através de exames como os de potencial oxidativo e de nível sangüíneo ou urinário de vitaminas, minerais e aminoácidos.

A suplementação de nutrientes deve sempre ser de origem segura e somente com a orientação médica, caso contrário você poderá estar correndo risco como possa estar agredindo seu organismo ou até se “dopando”. Esta é uma regra (de ouro) que vale tanto para atletas profissionais que precisam melhorar a sua performance quanto para os esportistas de fim de semana, que querem apenas se beneficiar da prática de atividades físicas.

É exatamente esta orientação que encontrarão no livro “O Atleta no Séc. XXI” do médico Wilson Rondó Jr., especialista em medicina preventiva e ortomolecular. Ele discorre entre outras coisas, sobre os efeitos antioxidantes dos exercícios (a oxidação celular, como se sabe é a coisa do envelhecimento e das doenças), as dietas e nutrientes mais adequados à prática esportiva.

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER