Bem-Estar

Este é o Motivo para Você Ir à Praia Hoje!

Já disse antes, e direi novamente: o melhor acessório de praia não é uma cadeira, uma toalha ou um traje de banho. É um par de tapa-ouvidos!

Você o necessitará para cancelar a gritaria dos tolos sobre os supostos perigos da exposição ao sol do momento que você colocar os pés na areia quente e deixar o mundo ver o seu corpinho de praia.

É pura e simples tolice. O sol não é perigoso, e certamente não é cancerígeno. É a FALTA de sol que acaba com você – porque o seu corpo precisa daqueles raios UV para estimular a produção de uma vitamina incrivelmente importante.

E isso é especialmente verdadeiro quando você passa dos 60 anos!

Quando você deixa a luz do sol bater em seu corpo, uma variedade de coisas muito importantes acontece imediatamente – mas nenhuma delas é tão importante quanto o seguinte: o seu corpo produz a crítica vitamina D.
Isto é verdade em QUALQUER idade, mas um grande número de novos estudos confirma que o sol e as pessoas da terceira idade combinam como o gin e a água tônica – começando com aquela que confirma que a vitamina D é praticamente o mais importante nutriente existente para o sistema imune.

Vitamina D e inflamação

Quando o seu nível de vitamina D cai – quando você não toma sol, seja na praia ou em qualquer outro lugar – o seu nível de inflamação sobe mais rapidamente do que a minha pressão sanguínea toda vez que alguém menciona a palavra “corrupção na politica”.
Especificamente, você pode esperar que os seus níveis de Proteína C Reativa C (PCR) e interleucina-6 (IL-6) voem para cima feito foguete, de acordo com um estudo com quase 1.000 adultos acima dos 60 anos.

Estes são os marcadores chave de inflamação. Quanto mais alto forem, mais alto será o seu risco para doenças crônicas, especialmente doenças cardíacas. E se o seu nível de vitamina D é baixo (que certamente está, a não ser que você tenha acatado os meus conselhos), ambos devem estar na lua a esta altura.

E isto não para aí. O seu corpo tem a sua própria maneira de lidar com a inflamação. Ele tenta te proteger (assim como eu estou fazendo com este texto). Ele produz algo chamado interleucina-10 (IL-10) para ajudar a manter a IL-6 sob controle.

Elas deveriam entrar em equilíbrio. Mas quando o seu nível de vitamina D cai, não há mais equilíbrio. É como uma gangorra, mas com um hipopótamo sentado do lado da IL-6.

Quando você tem vitamina D baixa, a sua IL-6 pesa duas vezes mais que a IL-10, por uma proporção de 2 para 1.
Ambos o IL-6 e PCR levam diretamente às doenças cardíacas – que é precisamente porque um outro estudo novo descobriu que baixa vitamina D não só causa esta condição, como também pode certificar que você morra dela.

Este não foi um exercício incrementado de matemática ou uma experiência com ratos. Este era o maior estudo de sua espécie, no qual o nível de vitamina D foi cuidadosamente medido em quase 1.500 adultos, muitos dos quais também fizeram angiogramas para checar possíveis sinais de doenças arteriais coronárias.

E – não surpreendentemente – o nível baixo de vitamina D aumentava o risco da condição por um terço, e aumentou a severidade dela em 20%. Quanto mais baixa a vitamina D, maior este risco, e os pacientes com o menor nível de vitamina D tinha quase o dobro da taxa de aterosclerose coronária.

Vitamina D e Alzheimer

E o que falei até agora AINDA não é tudo. O nível mais alto de PCR também coloca a sua mente em risco, aumentando a sua probabilidade de ter demência e Alzheimer. É por isto que o nível baixo de vitamina D tem sido repetidamente ligado a esta condição – e outro estudo novo faz esta conexão mais uma vez.

Quando o seu nível de vitamina D cai, o seu risco de demência sobe. E uma vez que você a tenha, a baixa vitamina D causará a condição a progredir tão rapidamente que o que sobrar do seu cérebro estará chacoalhando dentro do seu crânio.

Estas não são todas as pesquisas. São apenas ALGUMAS das pesquisas MAIS NOVAS. Nós também sabemos, é claro, que a vitamina D é crítica para os ossos, pode combater o câncer e até auxilia em manter as doenças críticas, como a diabete, mantendo-a sob controle.

Sim, você pode tomar a vitamina D como suplemento. E você deve, só para ter certeza de que você está protegido. Mas obtenha ela do sol também porque o sol é a maneira mais eficaz de obter a vitamina D na forma que o seu corpo precisa e usa. Além disto, a exposição ao sol tem outros benefícios diretos.

A luz UV do sol estimula a produção de óxido nítrico, que é necessário para manter o sangue fluindo, proteger o coração e até melhorar a sua função sexual.

Então, vá em frente. Abuse da praia e da frequência. Só certifique-se de deixar de lado o protetor solar, que é muito mais provável causador de câncer do que o sol jamais será.

Ao invés de usar o protetor, seja esperto quanto a quantidade de sol que você toma. Se estiver ficando rosado, estacione-se debaixo de um guarda-sol ou vá para dentro de casa e volte para a praia amanhã.

Referências bibliográficas:

  • The Medical Tribune, December 14, 1989;1
  • The Lancet, September 30, 1995;346:915
  • Archives of Dermatology June 2002;138:771-774
  • Family Practice News, July 1, 2005:28
  • European Journal of Cancer, 2007; 43(11): 1701-1712
  • Cancer Epidemiol Biomarkers Prev, 2007; 16(6): 1283-6
  • British Journal of Dermatology September 2009; 161(3): 630-634
  • Int J Cancer, 2009 Sep 30
  • Eur J Cancer Prev, 2009 Aug 26
  • Daily Mail May 24, 2011
  • The Douglas Report.July 2014. Vol.14, nº3
  • Cancer Therapy Advisor March 23, 2016
  • Cancer Network March 21, 2016
  • The Lancet February 19, 2000:355(9204); 618-619
  • Journal of Investigative Dermatology April 2013
  • Anticancer Research January 2012; 32(1): 223-236
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER