Especiais

Estamos rodeados por mitos em que até os médicos acreditam

E o consumo de água é um deles!

Você deve beber ao menos oito copos de água por dia. Certo?

As alegações como fato são:

Sempre ouvimos que fluídos se transformam em água. E que frutas e vegetais, além de café e outros líquidos também contam nessa soma.

Café conta no volume de líquido ingerido no dia?

Todos os dias você perde água através da urina e suor e esse líquido precisa ser reposto. O café é um diurético natural sobre o qual temos que admitir que depleta os seus fluídos corpóreos.  Portanto, ele não ajuda muito quando o assunto é o consumo de líquidos por dia. Além disso, o café simplesmente não repõe os benefícios biológicos da água pura.

O seu corpo é equipado com um mecanismo que lhe diz quando você precisa repor o líquido perdido. E esse mecanismo é chamado de sede!

Já sabemos que podemos sobreviver sem alimento por meses, mas sem água sobreviveríamos por poucos dias.

O nosso corpo é composto em sua maioria por água e essa:

– é essencial para a digestão, absorção de nutrientes e eliminação;

– ajuda na circulação;

– ajuda a controlar a temperatura corpórea

– mantém a pele saudável; e

– ajuda a remover toxinas do corpo.

Diante disso, parei de recomendar uma quantidade específica de água por dia aos meus pacientes. Entendi que o modo mais lógico é usar a cor da sua urina como guia de quanto de água você deve beber.

Se a sua urina apresentar uma colocação escura é sinal de que você não está bebendo água suficiente. Essa regra só não se aplica àquelas pessoas que estão fazendo uso de vitamina B12 ou algum outro multivitamínico, que deixam a urina com tom de amarelo mais escuro.

Obviamente, se você está fazendo exercício ou outra atividade rigorosa, seu organismo vai requerer mais água do que o normal, então esteja certo de estar bem hidratado nestas condições.

Além disso, com o envelhecimento, o nosso mecanismo de sede funciona de modo menos eficiente. Então, idosos vão precisar beber água mais regularmente, e novamente checar se a urina apresenta uma cor mais clara.

 

Referências bibliográficas:

– SourceWatch.org Frederick J. Stare

– J Am Coll NutrOctober 2000 vol. 19 no. 5 591-600 i

– American Journal of Physiology August 8, 2002

– American Journal of Clinical Nutrition January 31, 2005

– J Am Soc Nephrol 2008;19:1041-3

– BMJ July 12, 2011

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER