Alimentação

Qualidade dos Alimentos – Veja como escolher os melhores!

Nem sempre as informações que temos sobre certos alimentos são corretas. Atualize-se e ganhe em saúde!

Ovo – A idéia de que ovo causa colesterol já era. Carboidratos, como açúcar e farinha, é que elevam a gordura no sangue. Não despreze esse alimento. A gema é rica em nutrientes, como vitamina E, fosfatidil colina e ácidos graxos essenciais.

Sucos de frutas – Ao substituir refrigerantes por sucos, mesmo orgânicos, não se anime muito. Contêm mais nutrientes que refrigerantes, mas são rapidamente absorvidos sob a forma de açúcar. O livre consumo de sucos quase sempre acaba engordando. Tenho visto muitas dietas naufragarem por causa deles.

Frozen yogurt – Muitos acreditam ganhar quando substituem sorvete por frozen. Pensam que é um alimento probiótico pobre em calorias e gorduras. Não se engane: quase sempre contém mais açúcar que sorvete de massa e, se você prestar atenção, a quantidade servida costuma ser maior.

Barra energética – A maioria delas é pobre em nutrientes. Mas não se acanha nas calorias, que chegam a ser de 200 a 250 por unidade. Por 250 calorias você pode se deliciar com uma boa salada, ou bolachas crackers enriquecidas com grãos e acompanhadas de queijos menos gordurosos. São opções bem mais saudáveis.

Cereais – Embora digam que protegem o sistema cardiovascular, nem todos chegam lá. Os mais indicados são os que contêm menos de 5 g de açúcar e ao menos 4/5 g de fibras por porção. Na dúvida, selecione produtos aprovados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). São alimentos diferenciados, elaborados de acordo com padrões nacionais e internacionais.

Aveia – Para algumas pessoas, reduz o colesterol. Evite aveia ensacada, misturada com açúcar e conservantes, rica em calorias. Prefira a orgância, misturada com amêndoas e um pouco de frutas secas também orgânicas. Antes de consumir, salpique com canela em pó. Dá um lanche nutritivo e saboroso.

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER