Atividade Física

Entenda um pouco mais sobre os efeitos dos hormônios esteroides

Poucas pessoas que praticam o levantamento de peso, também conhecido como exercício resistido, desenvolvem músculos que tencionam a pele até o limite.

Ao levantar peso você acaba promovendo uma reparação muscular que causa aquela sensação de dores nos músculos, logo no dia seguinte ao treino. Então, você aguarda de dois a 15 dias até que este desconforto passe e o seu músculo fique curado. A sua sensação é a de que quando essa dor passa seus músculos estão mais fortes do que antes do treinamento. Daí você percebe que pode levantar mais peso uma vez por semana ou, quem sabe, a cada duas semanas. Você passar a ter a impressão de que só está tendo benefícios com a prática do levantamento de peso uma vez a cada dez dias.

Em um determinado momento aparece aquele “amigo” que te sugere fazer uso de esteroides. Só que você sabe que estes comprimidos são metabolizados pelo fígado, reduzindo os níveis sanguíneos do bom colesterol (HDL colesterol) e aumentando o seu risco de ataque cardíaco.

Com isso, seus amigos dizem, então, que você deve tomar esteroides anabolizantes por injeção, pois desta forma os esteroides não chegam ao fígado, e com isso, não causam ataque cardíaco.

Aí você começa a tomar esses hormônios esteroides injetáveis e uma coisa estranha acontece. Você está acostumado a demorar de dez a 14 dias para se recuperar da última sessão de levantamento de muito peso e, repentinamente, você se recupera em 48 horas. Isso dá a você a possibilidade de repetir estas sessões de treino a cada dois ou três dias. Depois de alguns meses você percebe que ganhou 30kg de músculo e está mais forte do que nunca.

Você decide tomar a injeção uma vez por semana para ficar mais forte ainda, e se necessário for, toma as injeções até duas vezes por semana. Com isso você dobra a dose da medicação e fica mais forte. O próximo passo é usar a injeção três vezes por semana.

Chega um dia em que você faz os seus exames de sangue e eles mostram que o seu fígado está anormal. Mais do que rapidamente você conta ao seu médico que está usando hormônios esteroides, e ele te alerta que estes hormônios causam lesão de cartilagem e podem agredir o seu fígado. Você para de usar essas medicações, mas suas articulações continuam doendo.

Hormônios esteroides ajudam você a se recuperar rapidamente e, com isso, tem a capacidade de levantar mais peso e com mais frequência. Isso o torna mais forte e um atleta melhor, mas pode também aumentar o seu risco de ataque cardíaco, lesão hepática, atrofia de testículos e torná-lo infértil, e, eventualmente, pode ter lesões articulares que nunca vão se reparar.

Será que vale mesmo a pena arriscar sua saúde desta forma? Infelizmente, todos os atletas a quem eu tenho perguntado dizem que sim. Mas, você não precisa e nem deve pensar como eles. Um corpo perfeito não depende de sacrifícios extremos.

[divider]

Referências Bibliográficas:

– Lancet.  Dec, 1990.

– Clinical Journal of Sport Medicine. 1999, vol 9, 1ss 1, p. 34-39

– Med Sci Sports Acid Exercise.  Feb, 1992

– British Journal of Urology.  Oct, 1994, 74:4, p. 476-478

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER