Saúde

Você tem certeza que está em dia com a sua saúde?

É melhor avaliar o seu nível de insulina em jejum 

Muitas vezes o nosso corpo não emite sinais de alerta quando alguma coisa não vai bem. Pode, inclusive, demorar muito até que isso aconteça podendo ser tarde demais. Então, se você realmente quiser monitorar a sua saúde, um exame que você não deve deixar de fazer é o rastreamento do seu nível de insulina em jejum. Ele é muito mais importante do que rastrear o seu colesterol total, pressão arterial ou IMC. E não há desculpas para não fazê-lo uma vez que ele é extremamente simples e barato.

Vamos dar uma olhada de perto neste valor e o que ele pode revelar sobre a sua saúde:

Nível de Insulina em Jejum

O seu nível de insulina quando você está em jejum reflete o quão saudável é o seu nível de glicose com o passar do tempo.  A insulina ajuda o açúcar a se locomover do sangue para as células, onde ele pode ser usado ou armazenado.  A glicose sanguínea cronicamente elevada leva à resistência à insulina e à várias doenças crônicas, incluindo a diabete e a doença cardíaca. Tanto a glicose sanguínea quanto a resistência à insulina elevadas são epidêmicas hoje em dia.

Uma das causas mais frequentes de glicose elevada (e resistência à insulina) é o consumo demasiado de grãos e açucares, especialmente a frutose, considerada especialmente prejudicial devido a maneira como rompe o encaixe “chave e fechadura” entre a insulina e os receptores celulares. Ela é capaz de induzir rapidamente a resistência à insulina mesmo quando consumida em quantia relativamente pequena pelos padrões atuais (25 gramais ou mais por dia).

É importante que você saiba que o nível normal de insulina sanguínea em jejum deve ser abaixo de 5, mas o ideal de verdade é que ele esteja abaixo de 3. Se o seu nível de insulina for maior do que a referência de 3 a 5, a maneira mais eficaz de otimizá-lo é reduzir ou eliminar da dieta todas as formas de açucares, especialmente a frutose, exatamente pelos motivos que mencionei acima.

Você também pode usar um outro teste simples para checar o seu nível de glicose em jejum.  Apenas esteja ciente de que é possível ter glicose em jejum baixa, mas ainda ter um nível de insulina significantemente elevado.  De modo geral, uma glicose em jejum abaixo de 100 mg/dl sugere que você não é resistente à insulina, enquanto que um nível entre 100 e 125 mg/dl sugere que você é ligeiramente resistente à insulina ou que tem tolerância para glicose debilitada, também chamado de pré-diabete.

[divider]

Referências Bibliográficas:

– Journal of Applied Research. March 3, 2010.

– Diabetes. October, 1998; 47:1643-1649.

– Science. January, 24, 2003; 299:572-574.

Neurology. July 2004; 63 (2 of 2): 228-233.

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER