Saúde

Os Efeitos Colaterais Secretos dos Medicamentos que Você Usa

Quer um bom susto? Pegue os seus medicamentos e dê uma olhadinha nas advertências sobre efeitos colaterais – porque a maioria das pessoas nem olha para elas. Você vai encontrar informações sobre o potencial para alucinações, sonambulismo e urina de todas as cores do arco-íris.

Com certeza, quase todos abordam sobre o seu risco de náusea, vômitos e diarreias.

E entenda que as suas drogas podem causar palpitações cardíacas, sudoreses e névoa cerebral…

Porém, tudo isso NÃO é a parte mais assustadora.

Não, o real horror é o que você provavelmente NUNCA verá na bula os riscos e efeitos colaterais que foram tão bem enterrados e escritos em letras tão pequenas que ninguém jamais os descobrirá sem a ajuda de uma pá e um microscópio.

Mas eles estão lá. Eles estão lá e as indústrias farmacêuticas de drogas sabem sobre eles, os pesquisadores sabem sobre eles, o marketing sabe sobre eles, ou seja, todos sabem sobre eles… menos você!

E é assim que eles preferem deixar.

Chegou a hora de saber mais sobre esse verdadeiro golpe contra você.

Trata-se dos efeitos colaterais secretos que não estão no rótulo ou estão enterrados na escrita no final da bula.

Rótulos de Advertências Reais – Os Efeitos Colaterais Secretos

Vamos começar com um medicamento que quase todos já tomaram, e alguns com regularidade alarmante…

Metformina

A DROGA: Cloridrato de Metformina
O RISCO: Perda de memória e confusão
A RAZÃO: A droga para a diabetes metformina é uma vampira nutricional, sugando o seu B12 para fora do seu corpo. Com isso, se você reclamar de perda de memória, o seu médico pode até dar de ombros e culpar a sua diabetes.

Ele está errado.

A diabetes e o alto açúcar sanguíneo PODEM contribuir para a perda de memória. Mas neste caso é a metformina – porque a B12 é crítica para o funcionamento cerebral, e um nível baixo dela levará à confusão, depressão e perda de memória.

TAMBÉM FIQUE ATENTO PARA: diarreia, náusea, febres e dor muscular.

A ALTERNATIVA: Há remédios fitoterápicos que podem ajudar, mas a melhor maneira de sair da metformina é usar a berberina, que não vai lhe trazer nenhum efeito colateral, e se comprometer a seguir uma dieta baixa em carboidratos (especialmente o açúcar e frutose) e alta em gorduras animais deliciosas e saudáveis.

Atorvastatina

A DROGA: Atorvastatina
O RISCO: Problemas sexuais
A RAZÃO: A maioria das pessoas não sabe disto, mas o colesterol é crítico para a testosterona. De certa forma, ele É testosterona – porque as células de Leydig em seus testículos usam o colesterol para gerar estes hormônios masculinos.

Se há queda em seu colesterol, estas células frequentemente não conseguem produzir testosterona suficiente – e é por isto que tantos homens que tomam estas drogas estatinas como a atorvastatina lutam contra a perda de ímpeto sexual, problemas de ereção e mais.

TAMBÉM FIQUE ATENTO PARA: Atorvastatina como eu já mencionei, faz parte de uma classe de medicamentos chamado estatinas. Estas são todas ruins e têm sido ligadas a tudo, desde dor muscular severa ao câncer de mama, derrame e a diabetes. Evite todas as estatinas.

A ALTERNATIVA: Aqui está a sua alternativa: esqueça as tentativas de diminuir o seu colesterol e experimente AUMENTÁ-LO. O colesterol no fundo do poço não é saudável. É insanidade e pode te MATAR. Ao invés dos alvos tradicionais, procure ter um colesterol total entre 200 e 300. Se ele estiver abaixo disto, você deve fazer o que pode para elevá-lo até isto.

O seu problema neste caso de risco cardiovascular não é colesterol, mas sim os triglicérides, que são aumentados quando se consome muito carboidrato refinado, industrializado, açúcar, frutose…

O que você precisa fazer é aumentar a sua ingesta de gordura saturada boa e proteína em moderação (óleo de coco, manteiga, carne e laticínio de animais criados a pasto), e bastante fibras vegetais. .

Omeprazol

A DROGA: Omeprazol
O RISCO: Vício
A RAZÃO: Você sabe que os analgésicos são viciantes. Mas não são só as drogas opioides que podem te transformar em um tarado por pílulas. Os medicamentos para azia podem fazer o mesmo.

Os inibidores de bomba de prótons como a omeprazol funcionam como feitiço… no início. Mas quando você tenta parar, o seu refluxo volta pior ainda. Esta é a condição CAUSADA pela droga, chamada de recuperação do ácido, embora a Indústria Farmacêutica tenha outro nome para ela: retenção de cliente, porque ela traz as pessoas correndo de volta para a farmácia em busca de mais.

TAMBÉM FIQUE ATENTO PARA: Uma vez viciado em um inibidor de bomba de prótons como a omeprazol, você estará encarando os riscos notórios a longo prazo que vêm destes medicamentos: deficiências nutricionais mortais, ossos enfraquecidos, infecções e mais.

A ALTERNATIVA: Esta é fácil. Use Própolis vermelho ou vinagre de maçã não filtrado. Outra opção é o suco de repolho fresco, em porções de 230ml, até que você se sinta melhor. Confie em mim, ninguém se vicia nisto.

Amlodipina

A DROGA: Amlodipina
O RISCO: Câncer de mama
A RAZÃO: A Amlodipina é um bloqueador do canal de cálcio, ou outra classe de drogas atiradas nos pacientes que supostamente estão com pressão alta. Nas mulheres estes medicamentos podem dobrar o risco para câncer de mama.

Quanto mais tempo você tomar a amlodipina, maior o seu risco. Mas se o médico te receitar isto, ele não está esperando que você a tome só no final de semana. Ele tem a expectativa de você tomá-la para o resto da sua vida.

TAMBÉM FIQUE ATENTO PARA: Qualquer bloqueador de canal de cálcio pode aumentar o seu risco para câncer de mama, especialmente se você já vem tomando-o por algum tempo. Aos 10 anos, estas drogas aumentarão o seu risco para câncer de mama lobular, fazendo-o ele saltar para 2,6 vezes mais e o risco para câncer de mama ductal saltar 2,4 vezes.

A ALTERNATIVA: Trate a causa da sua hipertensão e você se livra da pressão alta também!

Sildenafil

A DROGA: Sildenafil
O RISCO: Priapismo
A RAZÃO: OK, então este risco ESTÁ no rótulo e até nos comerciais. Mas as pessoas parecem achar que é uma espécie de piada. Quem não amaria uma ereção de quatro horas?

Mas esta é uma condição extremamente dolorosa e nada que você possa fazer em casa fará ela cessar, pois o que está acontecendo é que o sangue está jorrando para dentro do pênis, mas não consegue sair. Isso pode causar problemas nas estruturas vasculares penianas, e há situações que a única “cura” é uma visita ao pronto socorro, onde uma incisão dolorosa pode ser necessária.

TAMBÉM FIQUE ATENTO PARA: Este é um risco inerente em quase todas as pílulas para disfunção erétil, não apenas para a sildenafil. Certos antidepressivos e antipsicóticos também podem causar o priapismo.

A ALTERNATIVA: É mito que os problemas sexuais vêm com a idade. O que vem com a idade e BAIXA TESTOSTERONA (especialmente se você vem tomando uma estatina), e esta é a maior causa de problemas eréteis na maioria dos homens de terceira idade.

Trabalhe com um médico para aumentar o nível dela e você nunca mais precisará de uma pílula de sexo.

Agora, corra. Conte para o máximo de pessoas que você puder sobre esses efeitos colaterais secretos. Todos precisam ficar atentos!

Referências bibliográficas:

  • Expert Rev Clin Pharmacol. 2015 Mar;8(2):201-10
  • European Journal of Pharmacology April 24, 2013
  • Journal of Investigative Medicine March 2009, Vol. 57 – Issue 3: pp 495-499
  • The Douglas Report. April 2015. Vol. 14, nº 12
  • JAMA. 1998;279:1200-1205
  • BMJ. 2000;320:774-777
  • Archives of Internal Medicine June 13, 2011
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER