Estética

Drogas para calvície podem acabar com sua libido!

Você é daqueles que tinha uma cabeça cheia de cabelo forte por quase a vida inteira, mas, nos últimos seis ou sete meses, tem notado um verdadeiro desbastamento na cabeça? Antes de você tomar uma droga de prescrição para calvície logo de cara, como a Finasterida, posso lhe dar um conselho?

Tenho conversado com vários homens ao longo dos anos. Eles usaram a Finasterida, baseado na informação do médico de que não lhes faria mal. Mas o fato é que a Finasterida pode estar danificando a vida sexual de milhares de homens todo ano. Muitos deles, permanentemente!

Veja, o rótulo da Finasterida lhe advertirá sobre os possíveis efeitos colaterais sexuais.  Mas, a maioria dos homens não têm ideia de quão sérios estes efeitos colaterais são até começarem a tomar a droga.

O que a Finasterida pode fazer com você

A Finasterida pode destruir a sua libido e tem sido ligada à disfunção erétil – e há pesquisas que sugerem que esses problemas podem ficar com você mesmo depois de você parar de tomar a pílula!

Isso é mais risco do que eu estaria disposto a aceitar.  Especialmente para uma droga com um histórico de prometer muito e entregar pouco.  O crescimento de cabelo na maioria dos homens é muito mais uma penugem fina do que a juba de um leão!

Agora, em alguns casos, a perda de cabelo é genética e talvez não haja muito o que você possa fazer.  Em outros casos, entretanto, a perda de cabelo pode ser causada por fatores facilmente corrigíveis como:

  • Drogas de prescrição: Tudo, desde diluentes de sangue até medicamentos para a artrite, listam a perda de cabelo como um efeito colateral.  Examine os rótulos em tudo que você esteja tomando.
  • Desequilíbrios hormonais: Mesmo algo tão simples quanto uma tireoide que não funciona bem pode ocasionar a perda de cabelo.
  • Deficiências dietéticas: Não consumir proteína em quantidade suficiente ou ter ferro de menos em seu sangue (anemia) pode contribuir para a perda de cabelo.
  • Estresse: Até ele pode causar a perda de cabelo. Mas é incrível quantos homens recebem drogas de prescrição como a Finasterida antes de fazer exames de sangue ou urina – ou um simples exame físico – que poderia evidenciar uma causa oculta para a perda de cabelo. Sempre comece com um exame físico completo. Isso faz muito mais sentido para mim do que trocar a sua vida sexual por uma penugem de pêssego na sua cabeça!

 

Referências bibliográficas:

  • Commonly Used Drug Can Make Men Stop Enjoying Sex–Irreversibly (alternet.org)
  • Eur Urol. 2002 Jun;41(6):608-13; discussion 613.
  • J ClinEndocrinol Metab, 2004;89(2):503-510
  • Nutrition,., 1996 May; 12(5):344-8.

 

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)
Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER