Dieta

Diretrizes alimentares dos EUA confirmam Dieta do Tipo Metabólico

O governo americano lançou recentemente uma revisão das diretrizes alimentares, aconselhando uma diminuição no consumo de açúcar e proteínas.

Essas pesquisas sugerem que cada indivíduo tem uma forma única de absorver e metabolizar nutrientes, o que significa que conselhos nutricionais devem ser baseados em fatores como composição genética, bactérias presentes no sistema digestivo, tipo físico e exposição a substâncias químicas.

Segundo Eram Elinav, Imunologista do Instituto Weinzmann de Ciências em Rehovot (Israel), a mesma orientação dietética não pode ser boa para todos, pois somos todos diferentes, únicos!

E isso é exatamente o que venho pregando há anos, oferecendo um caminho seguro e saudável para emagrecer, permanecer em forma e manter a energia em alta. O meu livro “Emagreça e Apareça” traduz tudo isso, baseado em pesquisas que venho fazendo há muito tempo.

Posso afirmar que a dieta baseada no Tipo Metabólico é a que oferece resultados mais significativos, exatamente por atender as necessidades específicas de cada paciente.

Vejam esses 2 estudos publicados na Revista Cell:

Foram avaliados 800 indivíduos quanto sua reação à glicose, quando consumiam os mesmos alimentos. Alguns participantes apresentaram aumento acentuado no nível de açúcar no sangue quando comeram sorvete e chocolate, enquanto outros tiveram uma reação plana ou moderada.

Quando os participantes comiam alimentos como sushi e pão integral, aconteciam variações intensas, desmoralizando o índice glicêmico, que como sabemos, serve para classificar os alimentos segundo seus efeitos sobre o açúcar no sangue. Isso coloca em xeque a confiabilidade dos cálculos de calorias!

Outro estudo parecido foi financiado pela União Europeia e realizado pelo Centro de Pesquisa da Nutrição Humana da Universidade de New Castle, no Reino Unido. Nele, 1500 participantes em 7 países foram aleatoriamente distribuídos em 2 grupos: um que recebia orientação nutricional personalizada com base em seus dados genéticos, e outro que era orientado a seguir prescrições dietéticas padronizadas com incentivo ao consumo de frutas, hortaliças, carnes magras e grãos integrais.

Os resultados ainda não foram publicados, mas o pesquisador chefe do estudo antecipou que o grupo com dieta personalizada apresentou melhores resultados. No futuro, certamente essas diretrizes vão influenciar a rotulagem nutricional de produtos.      

Precisa ficar claro também que os parâmetros para personalizar uma dieta como genética, microbiana e outros fatores não são imutáveis. Eles podem ser alterados por alimentos, estresse, exposição a químicos… É tudo muito dinâmico, com mudanças que podem ocorrer a cada ano, mês ou questão de semanas. Portanto, precisam ser reavaliados periodicamente.

A Dieta do Tipo Metabólico

Todas essas pesquisas vêm de encontro com a dieta personalizada, que é exatamente a Dieta do Tipo Metabólico. Já falei sobre todos os tipos metabólicos em um post anterior (clique aqui para ver). Ah! E tem mais… Aqui mesmo no site você pode fazer o teste para descobrir qual o seu tipo metabólico. Clique aqui para ir diretamente à página e fazer essa descoberta que mudará a sua forma de se relacionar com os alimentos. Como disse anteriormente, explico muitos outros detalhes da Dieta do Tipo Metabólico em meu livro “Emagreça e Apareça”. Tenho certeza que será de grande utilidade para sua saúde.

Prepare-se para grandes mudanças, faça o seu teste para saber o seu Tipo Metabólico e ter dias melhores. Esqueça tudo que pensava sobre dieta. Você não vai mais usar cardápios, contar calorias e nem pesar comidas. A Dieta do Tipo Metabólico é feita sob medida para você. Acorde o seu sistema de queima que está no seu DNA!

[divider]

Referências bibliográficas:

  • Folha de São Paulo. 26/01/16
  • The New York Times International Weekly
  • Emagreça e Apareça. Editora Gaia. 2007
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)
Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER