Dieta

Veja a diferença entre a Dieta Vegetariana e Dieta Equilibrada

Em tempos aonde a saúde vem sendo amplamente discutida e os cuidados com o bem-estar e alimentação estão em voga, nada melhor do que esclarecer a diferença entre duas dietas que estão fazendo a cabeça dos “saudáveis”: a Dieta Vegetariana e a Dieta Equilibrada.

Então, que tal conhecermos um pouco mais sobre cada uma delas? Vamos lá!

Dieta Vegetariana

Os epidemiologistas sugerem que as verdadeiras comunidades vegetarianas não são capazes de se adaptarem ao estresse de forma adequada. Rechig (1983) assinalou que a maioria das proteínas vegetais têm deficiências de aminoácidos e são também insatisfatórias como fonte principal de proteína.

Normalmente elas são deficientes nos seguintes aminoácidos: lisina, metionina, triptofano e treonina.

Se cozidos inadequadamente, muitos legumes, incluindo a soja, a ervilha, o feijão branco, o amendoim e outros grãos, vão apresentar inibidores de tripsina que interferem na digestão da proteína e que não são recomendados para as mulheres por sua baixa quantidade de cálcio, elemento importante na prevenção da osteoporose.

As vantagens de uma dieta basicamente vegetariana são devidas ao aumento das fibras e do betacaroteno, que protegem contra o câncer do cólon.

Uma dieta totalmente vegetariana não é saudável. Para que haja um bom resultado é necessário não excluir a carne nem outras proteínas da alimentação. Uma dieta rica em vegetais, gorduras boas e proteínas de forma moderada parece ser uma opção muito mais sadia e com melhores resultados.

Dieta Equilibrada

Se quantidades suficientes de vegetais e de peixe forem ingeridas, as necessidades de carne serão parcialmente suprimidas. Mas é importante destacar que um pouco de carne é necessário, pois nela está a fonte de zinco.

Tanto o frango, o peixe, o porco quanto a carne vermelha recebem, em sua criação (quando confinados), antibióticos e hormônios que são transferidos para nós durante a alimentação. Esta situação deveria ser reduzida ou eliminada.

Em suma, nas dietas em que a carne estiver presente, é necessário consumir grandes quantidades de vegetais e de gordura boa (gordura saturada natural). Acreditamos que essa combinação é a única que conduz à saúde perfeita para a maioria das pessoas. Porém, essa combinação deve respeitar a capacidade de assimilação, uma vez que existem grupos alimentares que não podem ser ingeridos juntos, pois nesses casos um deles não será absorvido adequadamente.

Estudos atuais mostram também que certas pessoas não podem ficar sem carne na alimentação, assim como outras devem ser exclusivamente vegetarianas.

Para saber mais sobre isso, sugiro o livro Emagreça e Apareça para se aprofundar mais na alimentação de acordo com o seu tipo metabólico.

[divider]

Referências bibliográficas:

  • Yahoo Health March 29, 2011
  • Journal of Adolescent Health December 2001;29:406-416
  • The Nutrition Desk Reference, 3rd ed., (Keats Publishing; CT), p. 126
  • Journal of Am Geriat Soc, 1976 24:1: pp. 292-298
  • New Eng Journal Med, 294:129, 1976
  • The Dietary Sense and Nonsense (Veritas Society; London), 1993
  • Circulation 67:968 (1983)
  • Journal of American Med. Assoc. 248(12):1465, September 24, 1982
  • Lancet 339:3/2/92
  • Journal Epidemiol. 97:372 (1973)
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER