Dieta

Dieta saudável precisa de gordura

Não é de hoje que as gorduras estão na mira dos especialistas em saúde, especialmente a saturada. Acreditava-se que induziam aumento de peso, doenças cardiovasculares e diabetes. Rea-bilitada por pesquisas que afirmam seu insignificante papel em eventos desse tipo, a gordura saturada chegou à glória quando, recentemente, o American Journal of Clinical Nutrition admitiu não ser possível uma nutrição adequada sem sua participação. Inclua gordura normalmente na alimentação. Prefira óleos vegetais como os de oliva extra-virgem, de coco ou de linhaça não refinado. Para frituras ocasionais, o mais indicado é usar gordura animal. Evite as hidrogenadas e os óleos poliinsaturados.

Saturada de boas coisas

Veja alguns dos benefícios da gordura saturada, injustamente condenada como parte da má alimentação:

• ajuda a compor mais de 50% das membranas celulares, que protegem a integridade das células;

• é combustível para o coração – ele se reveste de gordura altamente saturada e é dela que se utiliza nas situações de estresse;

• quando necessário, o organismo a usa como fonte de energia;

• aumenta o HDL colesterol, diminui os índices gerais de colesterol;

• previne o câncer, protege contra vírus e microorganismos lesivos ao trato digestivo, atua como fungicida;

• ajuda a fixar o cálcio nos ossos;

• protege o fígado contra o álcool e outros elementos tóxicos;

• reforça o sistema imunológico;

• participa da correta utilização dos ácidos graxos essenciais pelo organismo – ômega 3 é melhor assimilado nos tecidos quando a alimentação é rica em gordura saturada.

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER