Especiais

Dia dos Namorados: a melhor comemoração começa com um jantar

O Dia dos Namorados é aquela ocasião especial em que o romantismo das pessoas aflora. E é claro que você precisa caprichar no clima de romance para que tudo saia perfeito. E isso começa com um bom jantar!

E não se trata apenas de luz de velas e decorações. Se você souber escolher um menu especial, a noite vai ser um sucesso. E o necessário é simples: certificar-se de que a refeição contenha muitos dos alimentos que você já adora.

Vamos começar com a sua bebida – seja lá o que for que você faça, certifique-se de que haja um drinque para brindar! Isso já vai lhe ajudar a relaxar.

Deixando perfeito o seu jantar do Dia dos Namorados

Vinho:  Pesquisas indicam que até mesmo o cheiro do vinho é capaz de estimular homens e mulheres igualmente. Um estudo de 2009, feito na Itália, descobriu que enquanto o álcool, em todas as suas formas, pode aumentar o estímulo nas mulheres, o vinho tinto em particular é duas vezes mais eficaz do que qualquer outra coisa. Especialmente, penso eu, os tintos.

E o que é o vinho sem um pouco de canapés?  Recomendo canapés finos para essa ocasião.

Queijo:  O queijo está repleto de feniletilamina (FEA), que libera uma onda de endorfinas que inundam o centro de prazer do cérebro.

Ele envia a mensagem que algo de bom está acontecendo… e que seu centro de prazer está pronto até para MAIS prazer (sim, é isso mesmo que você está pensando). Além disso, o queijo também contém aminoácidos, que auxiliam na síntese do óxido nítrico, acelerando o fluxo sanguíneo por todo o corpo.

Não é de se estranhar que o próprio Casanova era ávido por vinho tinto e queijo! Mas ainda estamos no jantar, então, vamos ao prato principal.

Ostras:  Há uma razão para as ostras serem consideradas o afrodisíaco “clássico”, e não é por nenhuma tradição insípida e sentimental.

Elas são uma das melhores fontes de zinco, o sal mineral que pode estimular ambos os sexos.

Para o prato de acompanhamento, não peça nenhum grão, seja a quinoa, que está na moda, ou o bom e velho arroz… Os grãos estão repletos de ácido fítico, que pode retirar todo o zinco do seu corpo.

Morangos:  Eles até parecem sensuais, não é?

Grama por grama, os morangos contêm mais vitamina C do que as laranjas.  Eu sei que você não pensa na C como um afrodisíaco, mas talvez você devesse, porque esta importantíssima vitamina é essencial para a função circulatória.

Quer mais estímulo? Então, faça uma cobertura para os seus morangos com…

Chocolate:  O cacau era o afrodisíaco dos astecas – e a ciência moderna confirma o que os ótimos guerreiros descobriram centenas de anos atrás. Ele funciona! Como o queijo, os compostos no cacau liberam endorfinas e estimulam o centro do prazer do seu cérebro.  E quando o seu cérebro está tendo prazer… é o que basta!

Para os melhores resultados, prefira o chocolate escuro (quanto mais escuro, melhor). Supersaúde e um Super Dia dos Namorados!

 

Referência bibliográficas:

  •  Am Coll Nutr, 2001;20(5):436S-439S
  • J Am Diet Assoc, February 2003;103(2):215-223.
  • Heart, 2006; 92(1): 119-120
  • JAMA, October 26, 1995;272(16):1233-1234
  • Trace Elements in Medicine, 1991;8(2):89-100
  • Nutr Metab Cardiovasc Dis, 2009 May 25
  • Atherosclerosis, 2006; 188(1): 77-83
  • Nutrition, 2000;16(7/8):692-694
  • Am J ClinNutr, 2007; 86(5): 1463-1469
  • Journal of the American Dietetic Association, August 1991;91(8):980- 982.

 

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER