Prevenção

Deficiência de cálcio traz sérios danos para a saúde. É melhor se prevenir!

É importante que você tenha em mente que a deficiência de cálcio traz sérios problemas para a sua saúde e que você precisa se prevenir para que estes problemas não acarretem situações ainda piores.

Em primeiro lugar verifique se você se encaixa em algum destes perfis que fazem parte do chamado grupo de risco:

  • Mulheres na menopausa – possuem baixos níveis de estrógeno, o que compromete o metabolismo e a regulação do cálcio;
  • Vegetarianos – evitam laticínios e consomem muitos vegetais, entre os quais alguns que contêm componentes que causam a inibição da absorção de cálcio, como os fitato e os oxalatos;
  • Pessoas cuja alimentação inclui muita proteína e sal – alta ingestão de sódio e proteína aumentam a excreção de cálcio;
  • Pessoas intolerantes à lactose – os indivíduos que têm dificuldades de digerir produtos lácteos e os que os evitam, são frequentemente deficientes em cálcio e apresentam baixa densidade óssea.

A este grupo somam-se também as mulheres com osteoporose. Nesta condição elas tendem a ter mais cálcio acumulado na parede das suas artérias representando um risco maior de problemas cardíacos.

Se você se identificou com qualquer dos perfis citados acima trate de procurar o seu médico. Converse com ele e descubra a melhor forma de se prevenir quanto à deficiência de cálcio e viver longe dos danos causados por este problema.

[divider]

Referências Bibliográficas:

– The Vitamin D Solution – Michael F. Holick and Andrew Weil

– Power Of Vitamin D – Sarfraz Zaidi 

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER