Como Curar Gripes e Resfriados com Ingredientes que Todo Mundo tem Dentro de Casa

chá gengibre tratamentos para resfriado

Nem toda enfermidade do inverno, como gripes e resfriados, requer uma visita ao consultório médico. Os seguintes medicamentos já testados pelo tempo oferecem tratamentos eficazes e baratos para queixas menores.

Importante: Consulte o seu médico se a sua condição persistir ou piorar!

O adulto médio contrai de dois a quarto resfriados por ano, geralmente entre maio e setembro. A ciência médica não tem cura para estas infecções virais altamente contagiosas, mas os seguintes remédios populares podem ajudar a afastar os resfriados, suavizar os sintomas e possivelmente encurtar a duração do resfriado…

As pessoas frequentemente erram ao identificar resfriados como gripes. Os resfriados apoderam-se do organismo gradativamente e geralmente não são acompanhados por dores severas ou febre. O surgimento da gripe é súbito e os sintomas incluem a febre, as dores musculares severas e a fadiga.

Gripes, resfriados e dor de garganta

Peróxido de hidrogênio

Normalmente eu evito prescrever medicações de balcão de uma forma geral, porém este é um produto que realmente surpreende pela sua efetividade contra infecções de vias aéreas superiores.

Tenho visto muitos pacientes na minha clinica com resultados fantásticos de cura de gripes e resfriados com menos de 14h após administrarem algumas gotas de peróxido de hidrogênio a 3% (H2O2) em cada ouvido.

Usando um conta-gotas, você deve pingar de 3 a 5 gotas no seu canal auricular (ouvido).
Vai ouvir um borbulhar, o que é normal e sentir uma sensação de ligeiro ardor.
Aguarde de 5 a 10 minutos até que o borbulhar pare.

Drene em uma toalha e repita a operação no outro ouvido. Já falei mais sobre isso aqui no site. Clique aqui para ler o artigo completo e entender porque a água oxigenada é tão efetiva.

Resfriados

Alho

Por conter alicina, o alho comprovadamente reduz a severidade de um resfriado. Ingira 2 dentes de alho à noite até que você tenha se recuperado.

Canela, sálvia, louro e limão

Essa associação pode ser muito interessante:

• a canela contém compostos que reduzem a congestão.
  • asálvia pode auxiliar a acalmar dores de garganta.
  • folhas de louro para desobstruir as vias respiratórias.
  • o limão ajuda a reduzir o acúmulo de muco.

Como preparar:

Deixe de molho meia colher de chá de canela e de sálvia e uma folha de louro em 200 ml de água quente. Coe e acrescente uma colher de sopa de suco de limão. Se você preferir o seu chá doce, acrescente mel.

Canja de galinha: A Clínica Mayo tem dito em seu boletim de saúde que a canja de galinha pode ser um excelente tratamento para resfriados e outras infecções virais respiratórias, para os quais os antibióticos não são úteis.

Gripe

Alho e conhaque

Uma dose de conhaque é um remédio popular na Alemanha, o que acalma os sintomas e auxilia o corpo no processo de limpeza interna. O alho ajuda a retirar o muco, entre outros benefícios potenciais.

Descasque e pique 300g de alho. Acrescente um litro de conhaque 45% e sele a mistura em garrafa hermeticamente fechada. Armazene em um lugar escuro e fresco por duas semanas. Coe o alho e reserve o líquido na garrafa. Prepare uma nova quantidade a cada ano.

Para tratar a gripe: Acrescente 20 gotas a 250 ml de água. Beba três copos por dia, um antes de cada refeição. Para prevenção: Use de 10 a 15 gotas, ao invés de 20, por copo durante a estação da gripe.

Importante: Este tratamento não é aconselhável para as pessoas que tem problemas com bebida ou para crianças.

Chucrute

A concentração da bactéria do ácido lático do chucrute pode enfraquecer as infecções. Tome duas colheres de sopa de suco de chucrute, ou coma aproximadamente meio copo de chucrute por dia durante a estação da gripe para reduzir as chances de infecção.

Dores de garganta

Faça experimentos com os tratamentos a seguir até descobrir quais funcionam melhor para você:

Vinagre de cidra de maçã

O vinagre é um anti-inflamatório potente e a sua acidez pode auxiliar no extermínio da bactéria que causa algumas dores de garganta. Acrescente duas colheres de chá de vinagre de maçã a água morna. Faça gargarejo e, após, elimine. Continue isto até a mistura acabar. Enxague a sua boca com água para evitar a erosão dos seus dentes. Você pode repetir este gargarejo de vinagre de hora em hora enquanto persistir a sua dor de garganta.

Sálvia

A sálvia é um anti-inflamatório. Acrescente uma colher de chá de sálvia seca a uma xícara contendo 200 ml de água fervente. Deixe descansar por três a cinco minutes, coe, depois gargareje e engula.

Limão e mel

O mel reveste a garganta, enquanto que o limão pode temporariamente reduzir o acúmulo de muco que frequentemente acompanha a dor de garganta. Esprema um limão, acrescente uma colher de chá de mel e beba. Repita a cada duas horas.

Tosses

Experimente estes tratamentos populares para descobrir quais funcionam melhor para você:

Limão, mel e azeite

• o mel e o azeite revestem e acalmam,
  • o limão reduz o muco.

Modo de preparo: Aqueça uma xícara de mel, meia xícara de azeite e o suco de um limão sobre uma chama média por cinco minutos. Desligue o fogo e mexa por dois minutos para misturar os ingredientes. Consuma uma colher de chá da mistura a cada duas horas.

Vinagre e pimenta-caiena

• a pimenta-caiena contém a capsaicina, um analgésico comprovado;
  • o vinagre serve como um anti-inflamatório.

Modo de preparo: Acrescente meia xícara de vinagre de cidra de maçã e uma colher de chá de pimenta-caiena a meia xícara de água. Acrescente mel, se quiser. Tome uma colher de sopa quando a sua tosse piorar e outra colher de sopa antes de dormir.

Raiz forte e mel

• a raiz forte pode ajudar a desprender o muco;
  • o mel reveste a garganta.

Modo de preparo: Rale uma colher de chá de raiz forte fresca e descascada em duas colheres de chá de mel. Consuma uma colher de chá a cada duas a três horas.

Gengibre

• o gengibre é um anti-inflamatório que contém gingerols, que fornecem benefícios analgésicos e sedativos.
    Mastigue um pedaço de gengibre fresco e descascado quando você sente a tosse recrudescer, geralmente à noite, antes de ir para a cama. Mastigue-o até que o gengibre perca o efeito forte.

AVISO: Não é recomendado o uso do peróxido de hidrogênio em casos de dores de ouvido, secreção purulenta ou perfuração do tímpano. Nessas situações é necessário uma avaliação do seu médico.

• Bottom Line’s Treasury of Home Remedies & Natural Cures , Joan Wilen e Lydia Wilen
  • J Crit Care, 2010 Feb 9
  • J Am Diet Assoc, October, 1997;97(10/Suppl. 2):S199-S204
  • PrimaryCare, December, 1997;24(4):889-903
  • ritish Medical Journal, August 17, 1991;303:379
  • Br J Dermatol, Jan 1995;132(1):161-162
  • Nutrition, 2000;16(9):787-788Nutrition, 2000;16(9):787-788
  • Family Practice News, October 1-14, 1990;20(19):45
  • Aust Fam Physician, July 2001;30(7):681-684
  • Geriatrics, September2004;59(9):20-24
  • J Am Diet Assoc, 2005; 105(12): 1939-42
  • E-Book:Vinagre de maçã: O líquido dourado
  • J MedFood, 2004;7(2):210-222
  • Pharmazie, 2001;56(8):643-647
  • J Ethnopharmacol, 2000;71:513-520
  • The Antioxidants by Richard A Passwater, Ph.D.]
  • Hydrogen Peroxide Therapy”, Farr, Charles H., M.D., Ph.D., Health Consciousness, February 1989, pg. 14.
  • Oxidants and Human Disease: Some New Concepts”, Halliwell, Barry,FASEBJ, l:358-364;1989.
  • Oxidative Therapy”, Farr, Charles H., M.D., Ph.D., Health Consciousness, February l989, pg. 56-57.