Alimentação

Cupuaçu: A Super Fruta Amazônica que Protege seu Coração

O cupuaçu causou um verdadeiro frenesi quando um grupo de pesquisadores em Nova Iorque analisou essa super fruta pouco conhecida, e encontrou dois NOVOS antioxidantes que, até então, eram completamente desconhecidos.

Eles os chamaram deteograndina I e teograndina II, potentes protetores celulares antioxidantes, que não foram encontrados em nenhuma outra planta do planeta. Eu estou falando do primo “pobre” do cacau, isso não pelos seus benefícios, mas sim por ser desconhecido.

Trata-se de uma fruta exótica saudável para o coração, originária da floresta amazônica. É o cupuaçu, uma árvore de floresta tropical que cresce na bacia amazônica e pode crescer até uns 20 metros, e seu fruto tem uma polpa branca, perfumado, com sabor de uma mistura de chocolate e baunilha.

Só amadurece durante a estação chuvosa de janeiro a abril, e é muito apreciado em todos os lugares do Norte e Nordeste brasileiro. Sua fruta doce é uma fonte de energia. Mastigar suas sementes melhora o processo digestivo.

É usado pelos nativos em mulheres que têm dificuldade de concepção e com partos difíceis, tendo também alto potencial antioxidante, especialmente para o coração. O cupuaçu é da mesma família do cacau, a planta que nos dá o chocolate, e você sabe muito bem dos benefícios que ele traz para o coração.

Nos chocolates etiquetados “70% de cacau”, há alta concentração de determinado tipo de antioxidantes chamados flavonoides, que:

  • Fortalecem o sistema circulatório;
  • Melhoram o fluxo vascular;
  • Mantêm a complacência dos vasos sanguíneos, mantendo-os fortes e elásticos.

Cupuaçu e o sangue

O cupuaçu é uma arma excelente para regular a homocisteína no seu sangue. A momocisteína é um aminoácido que é criado no corpo como resultado da oxidação, e é tipicamente inofensivo, desde que tenha níveis normais.

Porém, quando você tem dificuldade de transformar metionina em cisteína, por deficiência de certos nutrientes, você produz homocisteína, que é tóxica para suas artérias, sendo correlacionada com risco aumentado de Doença Cardiovascular e Doença de Alzheimer. Isso ocorre porque essa molécula está agredindo todas as artérias do corpo. Portanto, ter mais homocisteína no sangue pode afetar suas artérias.

Como o cupuaçu corrige o excesso de homocisteína

Esse excesso pode ser corrigido com antioxidantes e vitaminas B – e o cupuaçu tem ambos!

Além disso, ele contém outros flavanoides que completam essa proteção:

  • Quercetina: importante para musculatura cardíaca e produção de mitocôndrias, aumentando energia para suas células e coração.
  • Epicatequina: preserva a função do sistema cardiovascular, melhorando os vasos sanguíneos, paredes das artérias e válvulas cardíacas.
  • Glucuronidas: são compostos que se ligam a toxinas hepáticas e auxilia o corpo na sua eliminação.
  • Compostos de polifenóis: varredores de radicais livres, protetores de DNA, que são importantes para regular a resposta inflamatória do corpo e manter o coração forte.

Fantástico, não é mesmo? Então, aproveite mais essa maravilhosa fruta. Ela será de grande ajuda para que você alcance uma Supersaúde!

Referências bibliográficas:

  • J Nat Prod. 2003;66(11):1501-4.
  • Coron Artery Dis. 2011;22(4):270-8
  • Heart and Vascular Health & Prevention, 1/12
  • BMJ. 2011 Aug26;343:d4488
  • Nutr Res. 2008 Jun;28(6):377-82
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER