Alimentação

Cuide-se comendo orgânicos

O que chamamos de seguro saúde e plano de saúde nos faz acreditar que, pagando certa quantia mensal, estamos garantidos. Na verdade, eles deveriam se chamar seguro doença ou seguro acidente. Nada têm a ver com saúde. Não são preventivos. Apenas tentam restaurar pedaços quando, por alguma razão, sua integridade orgânica desmorona. O segredo da boa saúde é se alimentar bem. Nesse sentido, os orgânicos são imbatíveis.

Problema à mesa

O que frequenta a nossa mesa são  alimentos de baixos teores nutritivos. As carnes, por exemplo, podem ser de animais criados de formas bem pouco saudáveis. Os vegetais, plantados em terras empobrecidas e envenenadas, crescem rapidamente à força de herbicidas, pesticidas e adubos riquíssimos em nitrogênio, que, no intestino, transforma-se em nitrato, um poderoso agente cancerígeno. Por meio dos alimentos, ingerimos também químicos que imitam estrógenos, aumentando ainda mais o risco de câncer e de inflamações em humanos.

Eles têm a força!

Muitos ainda acreditam que não há diferenças entre alimentos orgânicos e os produzidos de forma convencional. Para começar, os orgânicos não contêm agentes químicos que prejudicam o organismo. São mais saborosos e ricos em nutrientes, porque se desenvolvem sem aditivos para crescimento rápido e assim têm tempo para retirar da terra maior quantidade de elementos  essenciais, como sais minerais. Contêm altos níveis de polifenóis e antioxidantes e alguns cinco vezes mais proteínas e vitaminas que os produzidos de forma convencional. O ovo caipira, por exemplo, chega a ter quatro vezes mais caroteno do que o de granja.

Prevenção

No geral, alimentos orgânicos são  25% mais nutritivos do que os convencionais. Você ganha saúde e gasta menos com medicina. Isso, sim, é seguro saúde! Um investimento que vale a pena. Eles ainda apresentam outras vantagens: o cultivo e a criação não agridem o meio ambiente, o que é fundamental se quisermos sobreviver como espécie. É hora de ampliar a consciência ecológica. Não se iluda: as transformações começam em casa. No caso, no próprio corpo.

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER