Atividade Física

Cuidado com o excesso de exercícios

É preciso saber se controlar para não entrar numa fria.

Na medida certa, exercitar-se é absolutamente necessário para atingir um alto nível de saúde. Proporciona bem-estar, previne riscos cardiovasculares, melhora o sistema imunológico, ajuda a perder peso etc. Em excesso, exercícios podem por tudo a perder. Lesões físicas são resultados mais comuns, mas há indícios de que também possam estar associados a questões tão sérias quanto câncer e morte. Grete Wartz, que venceu nove vezes a maratona da cidade de Nova Iorque e duas vezes a de Londres, cinco vezes campeã mundial em maratona, medalha de prata nos jogos olímpicos de 1984, hoje com 51 anos, sofre de câncer. Outro que costuma ser citado é Lance Armstrong, ganhador de 7 Tour de France, considerado um dos atletas de maior resistência de todos os tempos, que desenvolveu – e venceu – um câncer de testículo.

DEMAIS, ATÉ ÁGUA FAZ MAL 

Atletas de resistência, como maratonistas, que bebem muita água durante uma prova, podem morrer rapidamente porque o coração não consegue manter a atividade elétrica normal, em conseqüência do desequilíbrio de sódio. Portanto, se você abusa de exercícios, saiba que pode ter surpresas desagradáveis. O maior problema é o risco de produzir mais oxidantes do que o organismo pode suportar, sobretudo se as reservas de micronutrientes forem inadequadas. E os exercícios, por exigirem maior consumo de oxigênio, levam a altos índices de oxidação. Na próxima vez que se sentir tentado a excessos, páre, pense e… descanse. Esta será sua melhor performance.

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER