Atividade Física

Corridas de Longa Distância podem estar Prejudicando sua Saúde!

A parte alegre que motiva os corredores de maratona é a endorfina, o desafio de suportar a prova e a expectativa de superar limites. Tudo isso associado a usar as corridas para se manter magro.

E a parte triste é que os corredores de maratona pensam que estão ficando saudáveis treinando para essas corridas de longa distância. Mas a verdade é que este tipo de cardio está prejudicando sua saúde.

Muitos corredores de longa distância saem da cama às 5 da manhã todos os dias e se exercitam por 1 hora…

Certa vez eu perguntei a um deles porque fazia isso, qual era a motivação… E ele me disse que estava cansado de ter excesso de peso por anos e nunca mais queria voltar a ser gordo.

Admiro essa dedicação. Mas aqui está o assunto…

O exercício cardiovascular de longa duração incentiva seu corpo a armazenar gordura.

Exatamente ao contrário da ideia de que o exercício cardio leva à perda de gordura.

Obviamente, o cardio irá ajudá-lo a queimar gordura por um tempo. Você vai até perder peso no curto prazo.
Mas o exercício de longa duração diz ao seu corpo para fazer mais gordura na próxima vez que você se exercita. E depois de um tempo, o seu corpo se adapta e fica expert em fazer e armazenar gordura.

Assim, quem parar sua rotina de exercício cardio ganhará mais peso e com rapidez, pois é a forma mais comum de o corpo produzir gordura extra.

A gordura é uma estratégia de sobrevivência de fome. Você coloca e armazena gordura porque seu corpo pensa que está sob coação. Quando você faz 1 hora de cardio, seu corpo acredita que ter gordura é uma coisa boa … E começa a se adaptar para ganhar gordura.

Na próxima vez que você comer, você converte ainda mais sua comida em gordura.

O que você precisa fazer

Você precisa trabalhar por períodos curtos com alto esforço.

Esse tipo de atividade dura 20 minutos, o período em que você queima o glicogênio muscular. Portanto, o seu organismo recebe a mensagem de que precisa repor músculos, e é isso que esse treino faz.

Eu estou me referindo aos treinamentos HIIT, mais uma forma diferenciada que aumenta até 530% a produção do hormônio do crescimento, promovendo emagrecimento, ganho de massa magra, melhora da parte pulmonar, no desempenho sexual, na saúde cardíaca, redução de rugas melhora e auxílio numa aparência mais atraente.

Resumindo: você fica rejuvenescido e com muita energia!

Eu estou falando do treinamento supra aeróbico. Você pode saber tudo sobre ele no meu livro 20 Minutos e Emagreça.

Como se exercitar por 20 minutos com resultados incríveis

Agora, algo que você faz em 20 minutos, 3 vezes por semana.

Como funciona:

Durante 3 minutos, você faz o aquecimento, caminhando, e então na sequência aumenta sua intensidade até ficar ofegante por 30 segundos.

Volte a caminhar por 90 segundos e repita o aumento de intensidade, repetindo essa estratégia 8 vezes…

Após isso, é o período de recuperação por cerca de 2 minutos e pronto, o treino acabou. Esse esforço conforme você vai se condicionando, pode e deve ser mais intenso, e quanto mais desafiador for o período de alta intensidade, melhor.

Você pode ser exercitar usando uma máquina elíptica, esteira, bicicleta ou nadando.

Quem já pratica uma atividade aeróbica ou exercício resistido, como musculação, ou ainda alongamento, pilates ou ioga, não precisa trocá-lo pelo supra-aeróbico. Não são excludentes.

Essa nova forma de atividade é mais um desafio que estimula a saúde e amplia o condicionamento físico, garantindo o que você mais quer: rejuvenescimento, emagrecimento e supersaúde!

Referências bibliográficas:

  • Livro 20 Minutos e Emagreça. Editora Gaia
  • Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism .Oct 2011; 36(5): 598-607
  • J. Physiol. Pharmacol. 76, no. 5 (1998): 533–38
  • Am. J. Physiol. Endocrinol. Metab. 286, no. 1 (2004): E92–101
  • Lancet 365 (2005): 1978–80
  • J. Neurol. Sci. 107 (1992): 250–1
  • Cell Metabolism March 7, 2017
  • Biology of Aging. New York: Liss, 1986
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER