Atividade Física

Corrida de longa distância danifica o seu coração

Você se orgulha por correr quilômetros e mais quilômetros todas as semanas? Você ama o desafio e a adrenalina de completar uma maratona? Se todas as respostas foram sim, fique atento!

Como corredor eu entendo o impulso que leva muitos atletas e guerreiros de fim de semana a competir nestes eventos vigorosos.  Mas, agora que eu tenho examinado as pesquisas mais recentes, eu acredito firmemente que fazer isso pode colocar o seu coração em risco.  Por exemplo, dois estudos recentes demonstraram:

Danos ao coração após cardio pela vida inteira:  Em um estudo publicado no Journal of Applied Physiology, os pesquisadores recrutaram um grupo de homens mais velhos extremamente em forma.  Todos eles eram membros do Clube de Maratona 100, o que significa que eles eram atletas que tinham completado um mínimo de 100 maratonas.  Se correr maratonas fornecesse um benefício cardiovascular, este certamente seria o grupo que você iria querer examinar seriamente.  Então, o que eles encontraram? Metade dos atletas pela vida inteira mostrou alguma cicatrização do músculo cardíaco como resultado, especialmente entre aqueles que tinham treinado por um período mais e com mais severidade.

Cicatrização do coração após treinamento cardio de elite:  Um estudo feito com animais e publicado no jornal Circulation  foi projetado para imitar a carga rigorosa de exercício diário dos maratonistas sérios ao longo de 10 anos.  Todos os ratos tinham corações normais e saudáveis no início do estudo, mas no final a maioria deles tinha desenvolvido “cicatrização difusa e algumas mudanças estruturais, semelhantes às mudanças vistas nos atletas de resistência humanos. ”

Existe um modo melhor de se exercitar?

A ciência agora sugere que o melhor regime de acondicionamento físico é aquele que realmente imita os movimentos dos nossos ancestrais caçador-colhedores, que incluía curtos surtos de atividades de alta intensidade, mas não corridas de longa distância como as maratonas.

A ideia atrás do “condicionamento caçador-colhedor” é imitar de perto as ações que os homens da antiguidade faziam diariamente.  É para isso que o seu corpo foi programado afinal, e incluem atributos como:

  • Uma variedade de exercícios feitos regularmente (treinamento com pesos, cardio, alongamento etc.).
  • Alternar dias difíceis com dias mais fáceis.
  • Sessões de treinamento de intervalos uma ou duas vezes por semana.
  • Treinamento com pesos pelo menos duas vezes por semana.
  • Tempo amplo para descanso após esforço físico.

Para te ajudar a melhorar esse processo de treinamento foi que escrevi o livro “20 Minutos e Emagreça”. Por isso, não deixe de ler e descubra como é fácil manter-se em forma e com a saúde em dia.

 

Referências bibliográficas:

  • BMJ  2007; 335 
  • Live Science.  October 25, 2010
  • Am J Cardiol.  2001 Oct 15; 88(8):918-20, A9.
  • Circulation. 2006; 114: 2325-2333
  • J Appl Physiol. 2011 Jun;110 (6):1622-6. Epub 2011 Feb 17.
  • Circulation. 2011; 123: 13-22
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)
Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER