Atividade Física

Coração do corredor X Coração do levantador de pesos

Quem tem o coração maior, o corredor ou o levantador de peso?

Quem tem o coração mais sadio, o corredor ou o levantador de peso?

Quem tem menos possibilidade de desenvolver hipertensão arterial: o corredor ou o levantador de peso?

Se você respondeu que é o do corredor para as três questões, parabéns! Você acertou.

Quando comparamos pessoas de controle com os atletas competitivos, percebemos que os atletas têm de 15% a 20% de aumento de espessura e cerca de 45% no aumento da massa muscular do ventrículo esquerdo, que por sua vez aumenta a sua capacidade de concentrar sangue em aproximadamente 10%.

Entretanto, não são todos os exercícios que têm efeitos cardiovasculares benéficos iguais. As mudanças na musculatura cardíaca causadas pelo exercício depende também se ele é isotônico (contração muscular acompanhada de movimento) ou isométrico (contração muscular não acompanhada de movimento).

O coração dos levantadores de peso, que fazem exercícios isométricos gerando estresse pressórico no coração, torna-se mais forte e maior em proporção ao desenvolvimento e tamanho dos outros músculos.

Já o coração do corredor, que realiza exercícios isotônicos, gera um estresse volumétrico ao coração e, em contraste, se tornam muito maiores e funcionalmente mais fortes, do que os dos levantadores de peso.

A razão deste fenômeno é simples: o coração dos levantadores de peso sustentam uma intensa atividade muscular por poucos momentos de tempo, enquanto o coração do corredor sabe que ele tem que suportar os tecidos corpóreos por longos período de tempo. Nas duas condições, o coração  muda em tamanho e força em resposta à demanda imposta.

Que fique claro que o levantador de peso que se limita basicamente a exercícios de levantamento de peso, ou seja exercícios isométricos, que são quase exclusivamente queimadores de açúcares, correm risco maior de hipertensão e suas complicações do que uma pessoa que não faz exercício algum.

[divider]

Referências bibliográficas:

Livro Atleta no Século XXI. Editora Gaia.

Journal of Applied Physiology April 2008; 104 (4): 1121-8

Livro 20 Minutos e Emagreça. Editora Gaia.

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)
Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER