Dieta

Consuma Alimentos Orgânicos sem precisar ir à Falência

Você não precisa ser um hippie de sandálias, um motorista de um Smart ou morador de São Tomé das Letras para querer os benefícios da comida orgânica. Mas, vai precisar sim de um carrinho de supermercado cheio de dinheiro para arcar com o custo dessa alimentação.

Você também não precisa escolher entre comer mal e ir à bancarrota.  É possível obter a maioria dos benefícios dos orgânicos ao trocar apenas uma parte da sua comida, contanto que você saiba quais orgânicos comprar e quais evitar.

E é aí que eu entro!  Considere-me como o seu comprador pessoal por um dia. Vamos lá?

Carnes:  A não ser que você queira uma bocada de hormônios, antibióticos, coliformes fecais e sabe Deus mais o que com cada mordida, compre só carne orgânica – para não falar na carne não confinada e proveniente de animais alimentados com capim.  Além de serem mais limpos e mais seguros (como se isto não bastasse), os animais que com uma dieta natural têm mais vitaminas essenciais e níveis mais altos de ácidos graxos ômega 3.

Ovos:  As galinhas ciscam qualquer coisa jogada na frente delas, além de serem dadas à soja.  Não vou dizer que isso significa que elas produzam ovos sem valor, já que não existe ovo sem valor. Mas, as galinhas orgânicas não confinadas, que podem comer grama, minhocas e insetos produzem ovos de alta qualidade, densos em nutrientes e mais ricos em ácidos graxos ômega 3, betacaroteno e vitaminas A, D e E do que ovos convencionais.

Maçãs: Você pode comprar maçãs o ano todo porque a fruta dura praticamente para sempre quando é refrigerada e banhada em pesticidas e outros químicos que evitam mofo, fungos, pragas, ferrugem, manchas e tudo mais. Em testes realizados pelo Grupo de Trabalho Ambiental (GTA), 98% das maçãs continham pesticidas e 92% continuaram a apresentar o veneno mesmo depois de serem lavadas e descascadas. Como resultado, as maçãs estão no topo da lista do grupo da “dúzia suja” de frutas e verduras, por dois anos consecutivos. Salsão, pimentões doces, pêssegos, morangos, nectarinas importadas, uvas, espinafre, alface, pepinos, mirtilos e batatas engrossam essa lista. Se você quiser qualquer um deles, compre orgânico (mas evite as batatas de qualquer jeito). E se você quiser poupar um pouco de dinheiro, o GTA também tem uma lista das “15 limpas” que inclui frutas e verduras orgânicas com os menores níveis de pesticidas e químicos, tais como: cebolas, milho doce, abacaxi, abacate, repolho, ervilha doce, aspargo, mangas, berinjela, kiwi, cantalupo doméstico, batatas doces, toranja, melancia e cogumelos.

Todo o resto: Na medida em que a procura pelos alimentos orgânicos cresceu, o número desses produtos expostos nas prateleiras dos supermercados também aumentou. E está ficando bem ridículo também! Mas se você estiver comendo porcaria processada, que mal faria mais alguns químicos? Orgânico ou não, consumir produtos processados continua sendo inadequado. Então, evite completamente esse consumo ou pare de fingir que é bom para você e simplesmente compre as versões convencionais mais baratas.

 

Referências Bibliográficas:

– Annals of Internal Medicine. September 4, 2012; 157(5)

– The Guardian. September 4, 2012

– Sinal Verde para a Carne Vermelha, Editora Gaia, 2012

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER