Conheça os perigos de raspar os seus Pelos Pubianos

Uma pesquisa realizada com alunos de uma faculdade dos Estados Unidos apontou que grande parte dos jovens tem o costume de remover os pelos pubianos. E essa é uma realidade que está presente na vida de uma porção considerável da população e que pode ter raízes muito antigas. Estima-se que as mulheres da antiga Grécia, Egito e Roma já tinham esse hábito.

Em tempos modernos, tanto os homens quanto as mulheres usam uma variedade de métodos (lâmina, depilação e lasers) para remover os pelos pubianos e descrevem várias motivações para fazê-lo.

Entre as mulheres, as razões mais populares incluem a crença de que elas ficam mais bonitas em trajes de banho, que há o aumento da sensação de atratividade, e é mais confortável e higiênico.

Ironicamente, esta última razão é uma contradição, já que há pesquisas recentes que sugerem que raspar os pelos pubianos pode, na verdade, aumentar o risco de contrair uma doença sexualmente transmissível (DST) conhecida como molusco contagioso.

O que é molusco contagioso?

Apesar da sua prevalência, o molusco contagioso é uma das DSTs menos conhecidas. Sendo um tipo de vírus da varíola, o molusco é na verdade mais comum em crianças, embora também afete adultos com sistemas imunes enfraquecidos e pode ser transmitido pelo contato sexual.

O vírus causa nódulos duros na pele, parecidos com pérolas, e que podem facilmente, embora indolores, se tornarem vermelhos e inflamados.

Se estes nódulos forem coçados, a infecção se espalha facilmente de pessoa para pessoa, bem como através de objetos contaminados.  Raspar por cima dos nódulos pode também causar a disseminação do vírus.  Na maioria dos casos, a infecção desaparece entre 6 e 12 meses sem tratamento, então a manutenção de um sistema imunológico forte é extremamente importante.

O risco viral de raspar os pelos pubianos

Tanto a raspagem quanto depilação podem causar irritação e microtraumas à sua pele que aumentam o seu risco de contrair uma infecção viral. O que se observa é que o número de casos de molusco contagioso tem crescido junto com as taxas de remoção de pelos pubianos.

Para pesquisar a ligação, os cientistas observaram 30 pacientes de uma clínica particular de cuidados com a pele em Nice, na França, todos infectados com o vírus do molusco contagioso.  Quase todos tinham removido os pelos pubianos; a vasta maioria com raspagem, seguido de depilação com cera.

O achado apoia a teoria dos pesquisadores de que os genitais sem pelos podem fornecer uma oportunidade para doenças sexualmente transmissíveis se instalarem, tendo com a raspagem uma associação mais forte.

O molusco contagioso é facilmente espalhado, principalmente através da auto-infecção causada pelo ato de coçar a pele irritada pela raspagem.

Outros problemas de pele também foram notados nos participantes do estudo que igualmente podem ser relacionados à remoção dos pelos pubianos.  Estes incluíam:

• verrugas (os pesquisadores sugeriram que raspar o pelos pubianos pode também aumentar o risco de verrugas genitais causadas pelo papilomavírus humano – HPV);
  • infecções bacterianas da pele;
  • cicatrizes;
  • pelos encravados.

Por isso, tome muito cuidado ao realizar qualquer procedimento para remoção do pelo pubiano. Lembre-se que a sua saúde deve vir em primeiro lugar.

[divider]

Referência Bibliográfica:

• Sex Rules. October 2011, Volume 65, Issue 7-8, pp 506-517
  • The Sex Information and Education Council of Canada, Female Pubic Hair Removal
  • Sexually Transmitted Infections March 19, 2013
  • Medical News Today March 19, 2013