Alimentação

Conheça os benefícios do café

Tudo o que sempre foi dito durante anos sobre os efeitos negativos do café, tais como o aumento da pressão arterial, o aparecimento de úlcera ou diabetes, tem sido confirmado por estudos que vêm demonstrar que o seu consumo aumenta o risco para a doença cardiovascular ou qualquer outra enfermidade.

Acontece, que por outro lado, podemos observar um número crescente de ações promotoras de saúde geradas pelo consumo do café.

De acordo com um estudo recente publicado no American Journal of Clinical Nutrition, avaliações preliminares mostram que o café pode, na verdade, reduzir o risco do aparecimento do diabetes tipo 2. Há evidências fortes de que a bebida pode estabilizar a glicemia e até mesmo neutralizar o desejo por açúcar.

Existem diversos estudos que apontam ações positivas do café. Em resumo, as mais recentes pesquisas apoiam que os seguintes benefícios podem ser creditados a ele:

– Doença de Alzheimer: observou-se que há um ingrediente no café que interage com a cafeína promovendo uma proteção contra a doença.

– Diabetes tipo 2: estudo recente revela que o consumo de café tem ação protetora contra diabetes tipo 2, e que também reduz os níveis de glicemia.

– Doença de Parkinson: o café pode reduzir de forma significativa o risco de doença, pois apresenta ações benéficas ao cérebro.

 

Há ainda quantidades expressivas de estudos mostrando a ação protetora do café em diversos tipos de câncer como o de próstata, rins, colo retal e pulmão.

O café age também diminuindo a velocidade de progressão da hepatite C.

Quanto ao derrame, sua ação protetora foi observada nas mulheres que bebiam mais de uma xícara de café por dia. Elas tiveram cerca de 25% menos risco de derrame em comparação com mulheres que não bebiam.

O café age também aumentando a quantidade metabólica dos Bifidobacterium melhorando a flora intestinal.

Claro que como tudo o café não deve ser consumido em excesso! Procure consumir café orgânico, produzido a partir de grãos integrais e sem pesticidas, que podem manter o seu cérebro e músculos revitalizados.

É importante saber que quando associado ao leite, creme ou açúcar há perdas de resultados.

A ciência mostra que o café, como um alimento integral, pode ser benéfico e terapêutico. A mistura de antioxidantes polifenois, bioflavanoides, vitaminas e minerais nos grãos do café agem em conjunto para neutralizar os efeitos negativos da cafeína, gerando um estímulo nutricional favorável. Por isso, muita atenção, pois a cafeína isolada pode ser tóxica.

A cafeína possui ação bloqueadora da Adenosina, que promove alteração da atividade cerebral e induz o indivíduo a ficar alerta. Algumas pessoas sensíveis à cafeína não a toleram bem e podem ter dificuldade para dormir, principalmente se consumi-lo à noite.

Caso tenha problemas relacionados com a glândula adrenal, consuma café com cuidado, pois o consumo excessivo pode sobrecarregá-la.

Se você é sensível à cafeína, pode ser que não tenha a mesma reação em diferentes marcas de café, tipo de grãos ou diferentes métodos de preparação.

Ao contrário do que se imaginava, os grãos de café escuros torrados são mais ricos em elementos benéficos e contêm menos cafeína do que os torrados mais leves.

Agora que você conhece os benefícios do café, faça um bom uso desta tradicional bebida e mantenha sua saúde em dia!

 

Referência bibliográfica:

– Mounting Evidence Suggest Coffee May Actually Have Therapeutic Health Benefits. Sep 16, 2012.

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER