Especiais

Conheça 10 enganos comuns que podem estar comprometendo o seu sono

O sono é uma parte importante na sua estratégia de saúde e sem ele nenhum alimento ou exercício pode aliviar os efeitos negativos causados pelo hábito de dormir pouco.

Pesquisadores correlacionaram o pouco sono a diversos comprometimentos de saúde, tais como a perda de memória recente, problemas comportamentais, ganho de peso e diabetes.

Existem muitas razões para não se ter uma boa noite de sono. E diante disso, as pessoas acabam fazendo uso de medicações ao invés de tomarem certas atitudes, mais saudáveis, para reverter essa situação.

Veja os 10 enganos mais comuns que comprometem o sono:

 

1- Usar o botão “snooze” (para dormir mais alguns minutos)

Esse tempo a mais na cama é realmente tentador! Mas você precisa entender que isso não vai trazer mais energia. Na verdade esse tempo causa o oposto, te deixando ainda mais cansado.

2- Horários de deitar desorganizados

É mais fácil dormir a noite (e acordar refeito) se você tem o hábito regular na sua rotina. Isso significa que deitar e acordar todos os dias no mesmo horário irá regularizar o seu ritmo de sono evitando a insônia e a fadiga prolongada.

3- Cochilos durante o dia

Talvez você não tenha percebido ainda, mas aqueles adoráveis cochilos durante o dia são capazes de desregular o seu ritmo de sono. Eles só trarão benefícios quando não passarem de 30 minutos e ocorrerem antes das 16 horas. Mas uma coisa é fato: o descanso após o almoço restaura a nossa energia.

4- Cafeína e estimulante

Se quiser manter o seu sono em ordem evite qualquer bebida cafeinada após o meio da tarde. Faça atenção também aos chás, pois muitos contêm cafeína (como no caso do chá verde). Cheque sempre os componentes nos rótulos.

5- Estresse e pensamentos negativos

O estresse é um fator importante no comprometimento do sono. Deitar estressado é uma das piores condições nesse momento, pois o estresse libera químicos que te impedem de dormir. Tente aliviar sua mente antes de se deitar e procure pensar somente em coisas positivas.

6- Muita Luz

Nosso corpo precisa de um sinal de sono, e a escuridão é um deles. Procure deixar o seu quarto o mais escuro possível. Qualquer claridade pode comprometer a produção do hormônio do sono (melatonina) pela sua glândula pineal.

7- Açúcar antes de dormir

O açúcar pode comprometer a química do seu corpo acordando-o durante a noite. Prefira consumir lanches de proteína.

8- Álcool antes de deitar

O álcool é sedativo e por isso muitas pessoas se enganam achando que ele pode ajudar a ter uma boa noite de sono. Na verdade, ele inicialmente induz à sonolência, mas normalmente compromete a segunda metade da noite alterando o período de sono, o que vai fazê-lo sentir-se mais cansado quando acordar.

9- TV no quarto

O estímulo mental gerado pela TV pode comprometer o seu período de sono. O quarto deve ser só para dormir. E lugar de televisão é na sala.

10- Medo ou preocupação sobre o sono

Se você teve algumas noites difíceis para dormir, pode ser que você esteja com receio que isso aconteça outras vezes. Quando você se coloca na obrigação de dormir, isso pode te causar ansiedade o que torna o problema ainda pior.

 

Dormir bem é uma questão de saúde! Por isso, reveja seus hábitos e garanta o descanso que o seu corpo e sua mente precisam. Assim, você se sentirá bem melhor, mais disposto e com muito mais energia. Pode apostar!

 

Referência bibliográfica:

– Stepcase Lifehack.  Aug 28, 2012

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER