Saúde

Como Afinar o Sangue Naturalmente, Sem Usar Anticoagulante

Recentemente, um paciente me procurou buscando uma solução de um problema que o seu médico havia lhe alertado, e não queria de forma alguma fazer uso de medicações químicas.

Segundo ele, o médico lhe disse que o sangue dele era grosso demais.

“Ele tentou me fazer tomar uma droga com um nome longo e esquisito” – disse ele – “e quando eu perguntei sobre os riscos, ele me deu um panfleto com tanto escrito em letras pequenininhas que eu precisei de uma lupa para lê-lo. Quando perguntei se havia algo mais seguro, ele me deu mais panfletos, me mandou estudar todos e escolher um.”

“Parece que a minha escolha está entre o que ele chamou de ‘velho padrão’ varfarina e um monte de drogas novas que ele acha melhor.”

A questão é: qual delas é o mais segura?

Qualquer um que esteja procurando um afinador de sangue seguro não deve nem se dar o trabalho de tirar uma lupa para esmiuçar a escrita pequenininha – porque ele não existe.

A Dabigatran, também conhecida como Pradaxa, foi aprovada apressadamente e lançada com grande alarde como uma droga que é supostamente mais segura que o “velho padrão” Varfarina.

Já em 2011, a droga foi ligada a mais que o triplo de eventos adversos e mais que sete vezes o número de mortes que a Varfarina, de acordo com o Instituto para Práticas Seguras de Medicamentos.

Sim, sete vezes mais fatal que a Varfarina… Um feito e tanto, considerando que o “velho padrão” também é usado como veneno de rato!

Embora seja tentador ir em frente, experimentar uma destas drogas, e simplesmente trocá-la por uma diferente se houver problemas, não é uma boa ideia.

Estas drogas são tão perigosas que parar, começar e trocar são TODAS opções arriscadas.  As instruções para a troca entre estas drogas são tão complicadas que parecem ter sido escritas pelo Congresso.

A verdade é que não há nenhum afinador de sangue 100% seguro.  Qualquer um deles pode fazer você sangrar como um chafariz, transformando um simples sangramento de nariz em uma crise digna de um Pronto Socorro.

Mas o sangramento externo do nariz é trivial comparado aos sangramentos sérios e até fatais que podem acometer o interior da sua cabeça, tórax ou estômago.

Mas agora é hora de dar boas notícias.  Em muitos casos, você pode evitar afinadores de sangue farmacêuticos se você souber o que fazer.

A única atitude que você pode ter com esta droga é colocá-la na garagem para os ratos e aí seguir com opções mais seguras.

Veja as minhas sugestões:

10 Principais afinadores do sangue

Ômega 3:  o invés de drogas para afinar o sangue, eu tomo o óleo de peixe ultrafiltrado, sem metais tóxicos.  4 a 6 cápsulas por dia frequentemente afinarão o sangue sem todos aqueles outros riscos.

Nattoquinase: Esta é uma enzima extraída de um produto de soja fermentada chamado natto, que tem sido usado no Japão como um anticoagulante natural.  Muitas pessoas relatam ter conseguido evitar os medicamentos usando os suplementos de nattoquinase.

Alho: Este tempero saboroso não é apenas uma adição para qualquer refeição; é também um afinador de sangue natural usado como medicamento há séculos.  O alho pode ajudar a reduzir o “grude” das plaquetas para que elas

Inositol Hexanicotinato (Niacina No Flush):  Além de ser um excelente protetor cardíaco, a niacina estimula a maioria das células a liberarem heparina  (tem sido vista como um reversor da agregação dos glóbulos vermelhos).Pode ser associado com betaína HCL/Pepsina para melhores resultados.

Salicilatos: Os salicilatos são compostos parecidos com a aspirina encontrados naturalmente em algumas plantas.  Uma dieta rica em salicilatos de fontes naturais como café e chá, frutas silvestres, algumas pimentas, gengibre, canela, orégano e mais podem ajudar a afinar o sangue e evitar coágulos.

Vitamina E: antioxidante lipossolúvel com alto potencial de melhorar a hipercoagulabilidade sanguínea.

Vitamina C: antioxidante hidrossolúvel com alto potencial de melhorar a viscosidade sanguínea.

Andar descalço: Segundo estudo publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine sobre o efeito do andar descalço na viscosidade do sangue, mostrou-se que duas horas de caminhada descalça aumentava a carga das superfícies das células sanguíneas vermelhas. Com isso, se reduzia a viscosidade sanguínea, reduzindo também o risco cardiovascular.

Vinho tinto: o vinho pode ajudar a prevenir a doença cardiovascular, inibindo a agregação plaquetária e impedindo a coagulação do sangue e infarto do miocárdio.

Exercício Supra Aeróbico: essa atividade física têm aumentado a sensibilidade à insulina, reduz a inflamação, reduz o estresse oxidativo e melhora o perfil lipídico. Isso reduz a obesidade, melhora a função endotelial e reduz a coagulação, a adesão e a quimiotaxia. O resultado é uma ajuda na redução de diabetes, hipertensão, doença arterial coronariana e, em última instância, o enfarte do miocárdio e o acidente vascular cerebral. (Saiba mais sobre esse exercício no meu livro 20 Minutos e Emagreça).

Seja o que for, não faça nada por si só e NÃO comece a tomar estes afinadores de sangue naturais junto com fármacos como a varfarina.  Isto é sério, já que sangue que é fino demais pode te matar tão certamente quanto o coágulo que você está tentando evitar.

Converse com o seu médico sobre qual a melhor opção para você. Ele ou ela saberá quais são as melhores alternativas no seu caso. Não faça nada antes de uma consulta!

Referências bibliográficas: 

  • American Heart Journal.July 2004;148(1):157-64
  • J Am Coll Cardiol. Oct 19, 2010;56(17):1376-85
  • N Engl J Med. 2005; 352:1293-1304
  • BMJ. 2009;339:b4531
  • Pharmacoepidemiol Drug Saf.Dec18, 2009; (12):1143-9
  • JAMA. Mar 3;2010; 303(9):841-8
  • ‎Bloomberg. May 5, 2014‎ ‎12‎:‎16
  • Clinica Chimica ACTA. 1994;225:97-103
  • Medical Tribune. July 9, 1992;9
  • Arterioscler Thromb Vasc Biol. January 2000;20
  • Journal of Inflammation Research. March 2015 Vol 2015:8, Pages 83–96
  • Lancet. Nov 16, 1996;348(9038):1329-39
  • Medical Tribune. July 9, 1992;9
  • J Appl Physiol. 2005;98:3-30
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *