Saúde

Como Acabar com Fungos nas Unhas dos Pés

Você já ficou envergonhado de calçar uma sandália ou chinelo por comprometimentos nas unhas dos pés? Se você já teve ou tem fungo resistente ao tratamento nas unhas dos pés, especialmente o halux (dedo maior), você sabe bem do que estou falando…

Sua unha, geralmente a de seu dedo grande, torna-se espessa e deformada com bordas quebradiças e esfarrapadas.

Às vezes, ele começa a amarelar e surgem manchas escuras onde a pele morta acumula-se debaixo da unha.

Se você tem fungo de unhas, você não está sozinho.

É muito comum esta condição. Ela aparece especialmente em climas quentes aonde a umidade dos pés torna-se um ambiente ótimo para que os fungos prosperem rapidamente. E você pode obtê-los nos mesmos ambientes quentes e úmidos, como piscinas, vestiários e chuveiros.

Mas não acontece apenas em climas quentes. Na verdade, 10 a 15% de todos os adultos têm uma infecção por fungos nas unhas, uma condição médica chamada onicomicosis. Geralmente é o mesmo fungo que causa o pé do atleta.
O fungo das unhas também pode ser um sinal de um crescimento excessivo de Candida albicans, o que representa um desequilíbrio de ecologia intestinal, com queda imunológica, propiciando o aparecimento dos mesmos nestas áreas.

O consumo excessivo de açúcar, carboidratos e grãos, além do uso de antibióticos, estresse e má digestão, são fatores que podem, isolados ou somados, potencializarem esse crescimento de fungos, inclusive nas unhas.

Normalmente, a maioria dos médicos recomenda medicamentos orais ou cremes tópicos para fungos de unhas e às vezes até cirurgia, porém a taxa de sucesso desses tratamentos é baixa e apresenta muitos efeitos colaterais.

Os medicamentos para fungos podem causar problemas como dores de cabeça, tonturas, náuseas, gases e diarreia. Estão correlacionados com lesão hepática, ganho de peso, cansaço e problemas cardíacos.

Como tratar naturalmente

1. Óleo de Tea (Tea Tree Oil)

Também chamado de óleo de melaleuca, é feito a partir das folhas da planta da árvore do chá (Melaleuca alternifolia), originaria da Austrália. Passar no local 2 vezes por dia, diariamente .

Trata-se de um óleo essencial que tem propriedades antimicrobiana, antiviral, antibacteriana, anti-inflamatória e antifúngica. Os estudos mostram que é muito eficaz no tratamento de fungos das unhas.

Os resultados não são imediatos, pode demorar meses.

Desde a década de 1920, já era utilizado em odontologia e cirurgia para ajudar a limpar feridas e prevenir infecções, sendo considerado na época mais eficaz que o ácido carbólico, o anti-séptico mais comum na época.

Nos últimos anos, tornou-se mais popular e agora é adicionado a sabões, shampoos, loções e outros produtos de cuidados pessoais.

Segundo um estudo publicado na revista Tropical Medicine and International Health, aonde se tratou a onicomicose dos pés com butenafina a 2% e Tea tree oil (TTO) a 5% em creme, houve resultado de cura de 80% dos pacientes.

Para infecções fúngicas, normalmente se usa Tea tree oil (TTO) tópico na concentração de 70 a 100%.

Outros estudos mostram também que o TTO pode ajudar a tratar o pé de atleta, a caspa, os piolhos, a gengivite e as infecções genitais.

O óleo da árvore do chá é considerado útil para aliviar o congestionamento do tórax e da cabeça, nariz entupido e outros sintomas de resfriados e gripe, nestes casos, especialmente quando usado na inalação de vapor.

O principio ativo do TTO é a presença de terpeno em alta concentração, um óleo volátil com potencial de destruir as bactérias.

Não deve ser ingerido e usa-se na forma tópica com variações de diluição em outros ingredientes naturais, como mel cru ou óleo de coco.

Evite usá-lo sem diluição pelo risco de alergia na pele

2. Óleo de coco – aplicar nas unhas 2 vezes por dia, diariamente.

Pela alta concentração de ácido láurico, apresenta propriedades antifúngicas, antibacterianas, antivirais e antimicrobianas.

Neste caso, os resultados também não são imediatos.

Deve ser consumido via oral, 01 colher de sopa, antes das principais refeições. Neste caso, o objetivo é tratar a ecologia intestinal.

3. Vinagre de maçã – aplicar nas unhas 2 vezes por dia, diariamente.

Também apresenta propriedades antisséptica, antifúngica, antibacteriana e reequilibra o pH local.
Deve ser consumido via oral, 02 colheres de sopa diluídas em 1 copo de água, antes das principais refeições. Neste caso, o objetivo é também tratar a ecologia intestinal.

4. O primeiro passo para se livrar do fungo de unha é parar de alimentá-lo com o que ele ama: o açúcar.

Siga uma dieta virtualmente zero de carboidratos e açúcar.

Enfatize alimentos ricos em gorduras boas e proteínas com moderação, o que não comprometerá a sua glicemia. De preferência consuma carne e produtos lácteos de animais criados a pasto, peixe de água salgada e profunda e aves e ovos de animais criados soltos. Em relação às gorduras saudáveis, invista no óleo de coco, azeite de oliva e manteiga ghee.

5. Recupere a sua ecologia intestinal

Aumente as bactérias boas do seu trato digestivo, através de alimentos fermentados (iogurte e kefir) ou probióticos em suplemento. Isso vai controlar tanto fungos de unha quanto cândida.

Referências bibliográficas:

  • Mycoses. 2004 Apr.
  • American Cancer Society November 28, 2008
  • Mycoses. 2007 Nov.
  • NYU Langone Medical Center August 2013
  • Medical Mycology Journal. December 2012.
  • Underground Health Reporter, “Tea Tree Oil Benefits A Potent All-In-One Skin Healer”
  • Mother Nature Network February 24, 2014
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER