Alimentação

Coma açaí e mantenha o corpo saudável durante o verão

Ele é rico em antioxidantes, vitaminas e minerais essenciais ao organismo

Famoso principalmente no verão, o açaí sempre causa polêmica quanto ao seu consumo, principalmente por ele ter fama de alimento muito calórico. Mas antes de sair contanto calorias é importante prestar atenção na parte nutricional do açaí. A fruta é um dos alimentos com maior capacidade de absorver radicais livres. As pesquisas apontam que o açaí contém 10 vezes mais antioxidantes que as uvas e o dobro do que apresentam as blueberries. Só de antocianidinas, antioxidantes que também emprestam cores aos alimentos e combatem a oxidação celular, o açaí apresenta um teor de 10 a 30 vezes maior do que o vinho tinto. E os benefícios não param por aí.

As pesquisas apontam que o açaí contém 10 vezes mais antioxidantes que as uvas e o dobro do que apresentam as blueberries.

Quando você vê uma ameixa de forte cor roxa, uma brilhante maçã vermelho-sangue, um espinafre verde-escuro, de certo modo você está vendo as antocianidinas. Ingeridas, elas transferem suas propriedades para nosso corpo, promovendo a saúde e atuando contra os sinais do envelhecimento. Mesmo antes de a ciência comprovar as qualidades da fruta, os atletas já a usavam como estimulante e para reduzir a fadiga.

Açaí contém ácidos graxos essenciais, como o ômega 3, ômega 6 e ômega 9, similares aos do óleo de oliva. Seus aminoácidos essenciais aumentam a performance muscular, garantem maior resistência, força e energia. Açaí ajuda a preservar a melhorar o funcionamento do sistema digestivo e protege o sistema cardiovascular. Apresenta altas concentrações de vitamina A, B1, B2, B3, C e E, contém potássio, cálcio, magnésio, cobre e zinco. Pode reverter doenças crônicas até aumentar a libido! Ele também é uma ótima fontes de proteínas, possuindo teor superior ao do leite (3,5 %) e do ovo (12,49%).

Apesar do seu alto teor de gordura monoinsaturada (cerca de 60 %), semelhante ao que se encontra no abacate, tem importante papel na prevenção de doenças cardiovasculares por reduzir os níveis de colesterol ruim, o LDL, e aumentar a quantidade do colesterol bom, o HDL, em nossa corrente sanguínea.

Em relação às tão temidas calorias, o açaí não fica na frente de nenhum outro alimento refrescante do verão. Uma porção de 500 gramas de açaí na tigela, modo de preparo mais popular e calórico da fruta, tem aproximadamente 400 calorias. Esse número parece alto, mas se comparado com sorvetes, doces e outros tipos de sobremesa, veremos que ele não é tão calórico assim, e ainda traz muitos benefícios a saúde. Fique atento aos mitos da alimentação. Muitas vezes não vale a pena deixar um alimento que traz muitos benefícios à saúde por sua quantidade de calorias.

 

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER