Com o coração na mão

Doenças cardiovasculares são as que mais matam nos países desenvolvidos. Mas há luz no fim do túnel.

Atividade física, alimentação feita de acordo com suas necessidades genéticas e mudanças saudáveis no estilo de vida são fundamentais para a saúde cardiovascular. Mas há outros meios que contribuem significativamente na prevenção de problemas. Um aparelho tecnológico de primeiríssima linha é o mais novo recurso para avaliar riscos de doenças cardiovasculares. Por meio de exame não invasivo, o aparelho dá informações precisas sobre endurecimento de artérias e função vascular, determina o grau de aterosclerose e detecta oclusão arterial. O diagnóstico leva menos de 5 minutos.

RESTAURAR E PRESERVAR  Marcadores de risco aliados à verificação do estresse oxidativo, perfil antioxidante e à avaliação da permeabilidade vascular contribuem para o diagnóstico. Os índices de óxido nítrico, por exemplo, não podem ser negligenciados. O óxido nítrico é produzido pelo tecido delicado que envolve os vasos e tem, entre outras, as funções de proteger o sistema vascular, combater infecções, câncer e problemas pulmonares. Portanto, o corpo necessita da saúde vascular para manter seu poder de auto-reparação.

Hipertensão arterial, altos índices de colesterol, açúcar, gordura e fumo diminuem a produção do óxido nítrico. Em pessoas mais velhas, essa redução pode afetar a vitalidade, a habilidade para exercícios e, eventualmente, facilitar a ocorrência de doenças cardiovasculares. Mas já existem estratégias terapêuticas para restaurar a produção de óxido nítrico e, assim, reduzir as lesões causadas por sua deficiência.

INVESTIR EM QUALIDADE  O aparelho que facilita o diagnóstico e a verificação dos índices de óxido nítrico são aliados de peso na prevenção de problemas cardíacos. Acredito que, nos próximos anos, a avaliação do tecido vascular irá se tornar tão importante e rotineira como são, atualmente, os exames de colesterol e medição da pressão sangüínea.

Como problemas cardíacos têm crescido entre pessoas jovens, fique atento. A medicina preventiva é a resposta saudável aos problemas, uma vez que procura evitá-los ou reduzir seu impacto. É possível correr menos riscos e manter mente e corpo equilibrados quando se investe em qualidade. Hoje, está em suas mãos viver melhor.

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)