Saúde

Chocolate nova arma contra a tosse

Ele derruba seu mais forte concorrente, a codeína, presente na maioria dos remédios industrializados.

A maior parte das pessoas que procura nas farmácias um remédio para a tosse não responde bem ao tratamento. Da próxima vez, por que não tentar essa delícia que está ao alcance da mão em qualquer supermercado? Sabe-se que a theobromina, um derivado do cacau, é 1/3 mais eficiente que a codeína no combate à tosse. Essa é a conclusão de um estudo que mostrou a capacidade da theobromina em baixar os níveis de capsarcin no sangue – capsarcin é um composto que induz à tosse. O mesmo estudo constatou que a theobromina não apresentou efeitos colaterais sobre o sistema nervoso central e cardiovascular nem causou tonturas ou torpores. Um achado, não? Um remédio gostoso e natural, tudo o que sempre se desejaria encontrar na hora da necessidade.

Saúde com prazer

O chocolate apresenta outras qualidades: combate a depressão, é energético e rico em flavanóides, antioxidantes poderosos que diminuem a oxidação das gorduras e ajudam a preservar a qualidade de outros antioxidantes, como a vitamina A. Os flavanóides ainda têm ação antiinflamatória, regulam o sistema imunológico e afinam o sangue, protegendo o sistema cardiovascular.

Ao escolher o chocolate, prefira o negro, por ter maior capacidade antioxidante. O chocolate branco, por causa do leite, não é indicado: a proteína do leite liga-se aos antioxidantes dificultando sua absorção pelo organismo.

Na dose certa

Consumido com critério, o chocolate é indicado para adultos e crianças, desde que não se encontrem em dietas de emagrecimento nem apresentem impedimentos outros, que requeiram supervisão, como diabetes. Adultos se beneficiam com o consumo de 1 a 3 barras pequenas por mês. Crianças, com até 6 barrinhas. Nos períodos de combate à tosse, melhor saboreá-lo em quantidades liberadas pelo médico.

 

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER