Alimentação

Chia: o milagre da natureza!

Sou capaz de apostar que mesmo que você nunca tenha visto ou experimentado a chia, você certamente sabe do que se trata. Afinal, a chia está presente em praticamente todos os artigos voltados para a saúde nutricional, como também já se transformou em um item essencial na dieta de quase todas as pessoas.

Você sabia que, segundo os Maias, a palavra chia significa energia? Isso por si só já explica muita coisa! Ela é usada não só como alimento ou remédio, mas também para enfatizar e fornecer resistência e energia.

A planta que fornece essa semente milagrosa é nativa do México e da Guatemala, tendo sido um dos principais componentes da alimentação dos povos Maia e Asteca cerca de 3.500 anos antes de Cristo.

De acordo com cientistas canadenses, a chia apresenta uma importante ação protetora para a saúde cardiovascular e contra a diabetes do tipo 2. Para chegar a esta conclusão, eles fizeram uma análise com indivíduos diabéticos onde parte deles recebeu apenas quatro gramas de chia por dia durante 12 semanas, e a outra parte recebeu farelo de trigo. Os dois grupos foram orientados a continuar as terapias que já utilizavam. No final das 12 semanas, observou-se que aqueles que usaram a chia apresentavam riscos bastante reduzidos para doenças cardiovasculares, quando comparados ao grupo que recebeu apenas o farelo de trigo.

Há estudos que também comprovam a eficácia da chia como tratamento antitumoral.

A chia pode ser utilizada como ingrediente em molhos para saladas, iogurtes, cereais, sucos de fruta, pães, bolos, sanduíches, no café e até mesmo nos shakes de proteína. Por ser completamente sem sabor, talvez você nem perceba sua presença nos alimentos, mas o seu corpo certamente perceberá.

Outra grande vantagem da chia em relação a outros alimentos é que ela pode ser guardada por anos sem perder as suas características. Isso porque, ela contém antioxidantes que evitam a oxidação dos seus óleos essenciais, desde que ela seja mantida em ambientes secos.

Além dos antioxidantes, a chia contém uma substância natural que age como repelente de insetos, portanto a planta pode ser cultivada sem o uso de pesticidas.

Veja abaixo a lista de tantos outros benefícios que a chia tem para oferecer:

  •              Rica em antioxidantes.
  •              Rica em proteínas.
  •              Rica em ômega 3 (sendo 75% do total de óleo contido)
  •              Rica em aminoácidos, flavonoides, quercitina e kaempferol.
  •              Possui índice glicêmico baixo, ou seja, sendo consumido com outros alimentos, reduz o índice glicêmico total, reduzindo assim o aumento da glicemia e a compulsão.
  •              Rica em cálcio, fósforo, niacina e vitaminas do complexo B.
  •              Reduz o colesterol.
  •              Aumenta o GABA (aminoácido que reduz ansiedade no cérebro).
  •              Rica em fibras solúveis e insolúveis.
  •              Melhora o trânsito intestinal.
  •              Promove a sensação de saciedade e ajuda no emagrecimento.

Não espere mais para oferecer ao seu organismo a energia que você tanto procura. Coloque um pouco mais de chia em sua vida!

[divider]

            Referências bibliográficas:

  •              http://benefits.chia-direct.com/fiber.htm
  •             http://care.diabetesjournals.org/content/30/11/2804.long,
  •             http://www.nutrition-and-you.com/chia-seeds.html
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)
Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER