Alimentação

Carne vermelha não eleva colesterol nem causa doenças cardíacas!

O perigo está em carboidratos e alimentos refinados.

Você já sabe que diminuir o consumo de carboidratos faz bem. Vive-se mais e melhor. E talvez ainda não saiba que aumentar o consumo de carne vermelha reduz de forma expressiva a ocorrência de problemas cardíacos. Então, que tal combinar menos carboidratos e mais proteína na alimentação? Você só tem a ganhar. Anote aí, de uma vez por todas: proteína animal não aumenta risco de doença cardíaca. Ao contrário: diminui.

A verdade já é evidente. Um estudo acompanhou mulheres por mais de 20 anos e comprovou: as que preferiam consumir carboidratos derivados de açúcar refinado e alimentos processados tinham risco dobrado de doença cardíaca. O mesmo estudo registrou 30% menos risco nas mulheres que adotavam dieta enriquecida com proteínas e gorduras, pobre em carboidratos. Pois é, pode começar a mudar sua alimentação.

Infelizmente, até mesmo médicos ainda associam proteína animal a gordura e colesterol elevado. Na verdade, as pessoas ainda estão muito confusas sobre o que é gordura boa e gordura ruim. Um pouco mais de esclarecimento pouparia desgastes desnecessários e receios infundados. Espero que isso abra os olhos também de vegetarianos capazes de olhar um pouco mais além: proteína animal é mais poderosa que a vegetal.

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

2 Comments

1. Carne vermelha (sem excesso de gordura=magra) é realmente saudável. Porém, deve ser consumida com “moderação”, devido a alta presença de antibióticos aplicados na criação de animais, principalmente em bovinos.