Alimentação

Carne Vermelha: Boa para Você e para o Planeta

Nós últimos 40 anos, virtualmente todos concordavam que comer carne vermelha era uma má ideia, por 3 motivos:

  • ruim para o planeta
  • ruim para a saúde das pessoas
  • ruim moralmente também

Só tem um problema: estavam todos errados. A carne vermelha pode ser uma benção para o planeta, extremamente saudável e uma escolha com bastante moral.

Veja por que:

Bom para o planeta

Você tem que concordar que o gado confinado é um desastre ecológico. Colocar esses animais em confinamentos, cheio de glifosato, milho transgênico, e com estrume infectado por e-coli, não é uma boa ideia do ponto de vista de um “Sistema amigável à terra, sustentável”.

Por outro lado, a criação de animais a pasto, em pastagem rotacionada, permite que o gado mostre mais uma das suas importantíssimas qualidades, ou seja: são poderosos fixadores de carbono.

Cada vez que uma vaca dá um passo, seus cascos afiados empurram o capim – que é principalmente feito de carbono sequestrado da atmosfera – para dentro da terra.

O estrume de gado faz o mesmo.

Em outras palavras, através destes 2 mecanismos, o gado fixa o carbono, um gás com efeito de estufa, na crosta terrestre. Isso significa que práticas de pastoreio inteligentes “podem nos trazer de volta a níveis da época pré-revolução industrial e alimentar as pessoas.

Segundo o biologista Allan Savory, seus estudos mostram que “então o gado pode nos salvar”. Felizmente, esse tipo de trabalho de pastoreio rotacionado tem crescido bastante.

Bom para você

Não há um estudo convincente de que o consumo de carne vermelha seja ruim para a saúde. Desde que a carne tem sido demonizada pelas últimas 5 décadas, somente as pessoas que ignoravam os conselhos de saúde a consumiam.

Em outras palavras, eles também fumavam, eram sedentários e consumiam copiosas quantidades de carboidrato processado e assim por diante. Os estudos que correlacionavam o consumo de carne vermelha com câncer e diabetes perdem consistência pela influência dessas variáveis, causando confusão na interpretação desses estudos, e mais: essas variáveis invalidam qualquer pesquisa.

Além disso, nenhum estudo de larga escala conseguiu diferenciar os efeitos da saúde de comer carne de bovinos alimentados com grãos em comparação com os alimentados com capim, apesar do fato de que animais criados a pasto têm proporção mais favorável de ômega3.

Na verdade, o ser humano vem se desenvolvendo e prosperando ao consumir os músculos e os órgãos de uma variedade de animais, inclusive de bovinos. Carne vermelha é uma excelente fonte de:

  • Vitamina B12: vital para a sua saúde física e mental, mantendo a integridade dos nervos e do sistema cardiovascular.
  • Vitamina D: apresenta a forma mais facilmente assimilada (25 hidroxi-colecalciferol) do que em suplementos.
  • Ferro: na forma Heme, que é mais facilmente absorvida do que a não Heme, que é encontrado nas plantas.
  • Gordura saturada: o tipo de gordura que você precisa. A membrana celular depende de gordura para sua integridade e função metabólica.
  • CLA: ácido linoleico conjugado é encontrado em carne vermelha, queijos e leite. Melhora a sensibilidade à insulina, reduzindo a glicemia. Alimentos com bastante CLA, como é o caso, são excelentes para diabéticos.

É moralmente correto

Se você andar pelo Brasil, e isso só é pior nos outros países, verá possivelmente só gado pastando livremente. Porcos e galinhas estarão sempre em sistemas fechados, atualmente.

O gado, ao menos, passa a maior parte da sua vida pastando, solto.
Esse é o seu habitat natural: ter a sua vida inteira, se possível, pastoreando. Certamente, essa é a carne que você vai escolher, pois além de todos os benefícios citados, não tem ractopamina, uma medicação usada para aumentar a massa muscular em cerca de 30% nos animais confinados. Isso leva a problemas cardiovasculares entre outros, nos humanos.

Outro ponto importante em termos de moralidade em consumir carne de gado é o exemplo dado pelos monges budistas, das altas montanhas do Tibet, que consomem a carne de iaque, um parente próximo do gado doméstico.

Quando lhes perguntaram como eles, com a ênfase em compaixão religiosa, poderiam fazer isso, foram claros: é “tirar uma vida que alimenta muitas pessoas por vários dias”.

Por outro lado, eles pontuaram que a morte de uma galinha ou peixe alimenta só uma a duas pessoas, para uma única refeição.

É interessante esse ponto para refletir…

Não podemos ignorar que pelos milhões de anos da nossa evolução estamos consumindo alimento de origem animal, e a sua necessidade nutricional que nos fornece.

Porém, é a forma que menos animais morrem para se alimentar mais pessoas.

Portanto…

Carne vermelha deve ser consumida regularmente na sua alimentação, e se possível de animais criados a pasto. Além de ser a forma mais saudável e ecologicamente correta, moralmente ela também é a solução.

Referências bibliográficas:

  • Epoch Times. May 1, 2014
  • NY Times.com June 17, 2013
  • Annals of Internal Medicine. September 4, 2012; 157(5)
  • British Journal of Nutrition. 2014 Jun 26:1-18
  • Nutrition Journal. 2010; 9: 10
  • Scientific American. April 27, 2011
  • Beyond Pesticides. November 8, 2013
  • Livro Sinal Verde para a Carne Vermelha. Editora Gaia
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER