Alimentação

Carne de Avestruz: a excelente combinação de sabor e saúde

Num mundo tão consciente em relação a se alimentar de forma saudável, a carne de avestruz tem se tornado uma ótima opção como parte de uma alimentação equilibrada e também pra os amantes de carne vermelha. É um prazer sem culpa e com gosto particular.

A carne de avestruz é incrivelmente similar à carne vermelha nobre (de gado). É uma carne magra – quem me conhece sabe que eu NÃO me oponho a carne com gordura, aliás , considero altamente saudável – mas, para aqueles que ainda ficam com peso na consciência em consumir gorduras, a carne de avestruz é uma ótima opção.

Veja agora as boas razões para consumir essa carne:

  • pouco colesterol;
  • pouca gordura;
  • rica em proteínas;
  • rica em ferro (3,2 mg / 100 g);
  • muito saborosa;
  • pouco colágeno – a carne vermelha mais digestível;
  • apresenta o pH ideal, equilibrado, o que impede de ser atacada por E. Coli ou Salmonella, como outras carnes e o frango.

Comparação nutricional

Porção (85g) Calorias Proteína (g) Gordura (g) Colesterol (mg)
Avestruz

Frango sem pele

Carne verm. (magra)

Porco (magro, lombo)

Peru

97

140

240

275

159

22

27

23

24

24

1,2

3

15

19

6

60-58

73

77

84

72

US Dep. De Agricultura

Boletim “valores nutricionais do alimento”

Resumo:

A carne de avestruz parece ser um alimento perfeito, com pouca gordura e colesterol, alta concentração de proteína, ferro e cálcio, com gosto parecido com o da carne vermelha. Também considerada um alimento funcional pelo seu efeito em relação ao colesterol.

Mas, por que seu consumo é pouco popular?

Baixa demanda significa pouca disponibilidade, mas isso está mudando. Apesar de ser consumida desde a antiguidade, só recentemente foi redescoberta como alimento importante. Versátil, pode ser consumida cozida, assada, grelhada como bife ou carpaccio. Com tantas qualidades, essa carne ainda considerada exótica pode e deve fazer parte do prato de quem deseja manter-se magro e com saúde.

[divider]

Referências bibliográficas:

  • Eat, Drink and Be Healthy”; Walter Willett MD, et al; 2006.
  • National Nutrient Database for Standard Reference,” US Department of Education; 2009.

 

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)
Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER