Especiais

Carnaval: cuidado para não misturar bebidas com remédios!

Nesta época de Carnaval, você estará cheio de estresse… Mas espero que seja do tipo de estresse BOM, a preocupação com a folia!   

Mesmo assim, nesses dias de alegria há consequências que precisam ser consideradas. É comum nesse período as pessoas se alimentarem e beberem a mais, bem diferente do que fazem normalmente. Isso pode ser uma oportunidade para o surgimento de problemas.

Portanto, é importante você ficar atento:

O perigo das bebidas:

Além da preocupação com as bebidas em si, é importante lembrar-se das possíveis interações com medicações como:

  • Álcool e antiácidos: não é uma boa misturar. Se você tiver azia, queimação ou abusar de comida nestes dias, não tome cimetidina, ranitidina ou medicações antiácidas, pois elas bloqueiam a metabolização do álcool. Isso aumenta a embriaguez elevando seu risco de envenenamento por álcool.
  • Álcool aumenta o efeito de sedativos, analgésicos e anti-histamínicos, e podem potencializar o efeito colateral de alguns antidepressivos, comprometendo a parte motora e mental.
  • Com medicações anti-hipertensivas, o álcool pode aumentar o efeito inicial, mas quando isso passa, causa retenção de líquido e pode comprometer o seu efeito.
  • Combinar grandes quantidades de álcool com produtos contendo Acetominofen pode causar lesão hepática.
  • Se você toma Aspirina ou outro anti-inflamatório não esteroide, a bebida pode aumentar o risco de sangramento gastrointestinal.
  • Diabéticos devem tomar cuidado, pois as medicações hipoglicemiantes (metformina) interagem de forma adversa com álcool (por exemplo, alterando o ritmo cardíaco).
  • Para os que usam Propanolol: com o uso de álcool, no início a absorção da medicação é reduzida, interferindo em seu efeito. Continuando-se a usar o álcool, o nível de Propanolol no sangue aumenta, intensificando o efeito do remédio e reduzindo a pressão arterial a níveis muito baixos.

Então, se você faz uso de medicamentos, tome muito cuidado com as bebidas. Essa mistura pode ser extremamente prejudicial para a sua saúde. Aproveite a festa com responsabilidade!

[divider]

Referências bibliográficas:

  • British Medical Journal, August 15, 1992;378-379.
  • JAMA, June 14, 995;273(22):1739-1740
  • Journal of Family Practice, 1991;33(6):585-590.
  • World Hypertension League Bulletin of the World Health Organization, 1992;70(6):685-690.
  • Am J Clin Nutr, 1999;69:1071-1085
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)
Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER