Alimentação

Cantar o famoso “Parabéns pra Você” pode fazer o bolo ficar ainda mais gostoso

Se você quer fazer a sua comida ficar ainda mais gostosa e ter a oportunidade de desfrutar completamente da experiência de uma refeição saiba que isso pode ser tão simples quanto realizar primeiro um ritual. Foi o que apontou uma nova pesquisa da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos.

Cantar “Parabéns pra Você” antes de comer o bolo de aniversário é um exemplo disso, mas o bom deste achado é que ele também funciona para comida saudável, ensinando estratégias simples que você pode implantar hoje mesmo para conseguir desfrutar mais da sua comida.

Comportamento ritualístico incrementa o prazer de comer e melhora os sabores das comidas

Se você já engoliu uma refeição enquanto trabalhava, dirigia ou fazia outra tarefa, provavelmente não se sentiu muito satisfeito depois. Isso acontece porque você não dedicou o tempo necessário para se sentar e saborear a sua comida.

Nesta linha, os pesquisadores conduziram uma série de experimentos para testar se a realização de um ritual simples antes de comer tornaria a refeição mais aprazível. E é bom você saber que em cada caso a resposta foi ‘sim.’

Veja:

  • Os participantes que quebraram ao meio um pedaço de chocolate ainda embalado e comeram uma metade antes de desembalar, e logo após comeram a outra metade, avaliaram o chocolate como sendo de melhor qualidade, saborearam-no mais e estavam dispostos a pagar mais caro por ele, ao contrário daqueles que comeram o chocolate como bem quiseram.
  • Aqueles que esperavam para comer cenouras para realizar um pequeno ritual antes, desfrutavam-nas mais do que aqueles que não esperavam.
  • Simplesmente assistir a alguém realizar um ritual, como fazer uma limonada, não era eficaz em melhorar o sabor, o que sugere que o envolvimento pessoal no processo é a chave da satisfação.

Como você pode aproveitar o poder dos rituais

Os pesquisadores concluíram que os rituais têm esse impacto porque nos obrigam a nos tornarmos mais envolvidos na experiência à mão:

“Os rituais aumentam o desfrute do consumo por causa do maior envolvimento na experiência que eles impulsionam”.

Ao invés de simplesmente comer uma barra de chocolate, por exemplo, parar para sentir a sua textura com a mão, quebrá-lo em pedaços menores e esperar para saborear cada pedaço vagarosamente, provavelmente aumentará o seu desfrute, e até permitirá que nos sintamos mais satisfeito ao comer menos chocolate.

É claro que isso também deve funcionar com outros alimentos, como uma tigela de brócolis cozidos no vapor ou um punhado de castanhas ou frutas silvestres.  Não é tanto a comida que importa, mas sim o ritual anterior.  Então, você poderia experimentar chacoalhar as castanhas na mão antes de comê-las ou colocar as frutas silvestres em uma tigela atraente, fazendo com que elas fiquem ainda mais gostosas.

Isso pode também significar que, na medida em que você tomar passos para preparar a sua comida o ‘ritual’ de preparo aumentará o seu desfrute, dando mais incentivo a permanecer mais tempo na cozinha (um grande benefício à sua saúde!).

Além do mais, isso ajuda a explicar porque certos alimentos parecem ficar tão mais gostosos em certas épocas do ano, como no Natal ou em outros feriados que envolvem tradições antigas.

Por outro lado, isso também pode trazer alguns enganos, como no caso de você ter se acostumado a assistir TV enquanto lancha aqueles salgadinhos de saquinho, por exemplo. Neste caso, quebrar o ritual pode ajudá-lo a quebrar a sua dependência em comida que não é saudável.

Dar Graças antes de comer

Um dos rituais mais gratificantes que você pode realizar antes de uma refeição é parar para dar Graças pela sua comida.  Isto não só pode fazer a sua comida ficar mais gostosa, como as pessoas que são agradecidas pelo que elas têm são mais capazes de lidar com o estresse, tem emoções mais positivas e são mais capazes de alcançar os seus objetivos.

As pessoas que agradecem antes de comer também tendem a comer mais devagar e saborear a refeição mais do que aquelas que não o fazem.

O ato de ser consciente enquanto você come

Praticar a “consciência” significa que você está ativamente prestando atenção ao momento em que você está agora.  Em termos de comer, isto significa que você está concentrado na sua comida e que está realmente tomando o tempo para mastigar, sentir o gosto e saborear cada mordida do que entra na sua boca. Comer desatentamente seria o oposto.  Semelhante a engajar-se em um ritual antes, estar consciente quando você come te obriga a ir mais devagar e faz você se sentir mais conectado e envolvido na experiência de comer. Há outros ‘efeitos colaterais’ também, como dar ao seu cérebro tempo para registrar que você está saciado quando você come mais lentamente, então você provavelmente comerá menos.

Tomar tempo para mastigar completamente a sua comida também permite que você absorva mais nutrientes e te ajuda a manter um peso saudável, além de permitir uma digestão mais fácil e provocar menos problemas digestivos, como gases e inchaço. Esse cuidado ainda permite que você realmente sinta o sabor da sua comida antes de engolir o que tem sido considerado um conceito novo para quem está acostumado a comer depressa.

Usar rituais para estabelecer hábitos mais saudáveis

Os rituais podem ser extremamente poderosos em todas as facetas da sua vida, especialmente se usados para criar hábitos saudáveis.  Por exemplo, se você quiser começar a ir para cama mais cedo, lavar o rosto e escovar os dentes, pode ser o ritual que você usará para estimular o ato de ir dormir.  Um outro exemplo seria passar tempo escrevendo no seu diário, meditar, tomar um chá de ervas ou até trocar de roupa ao voltar do trabalho; isso funcionaria como um ‘ritual’ para se livrar do estresse do seu dia e trocar de marcha para o módulo relaxamento.

Voltando à comida, um ritual simples como acender uma vela coloca-la sobre a sua mesa pode sinalizar à sua família que está na hora de uma refeição conjunta. Dar Graças antes de comer, como mencionado, é uma outra maneira ritualística de aumentar o prazer.

As oportunidades de aproveitar o poder dos rituais são verdadeiramente sem fim, e só você pode determinar quais rituais serão mais significantes e produtivos na sua própria vida.  É provável que você já tenha vários rituais e tomar mais alguns momentos para criar outros é uma maneira de viver melhor.

[divider]

Referências Bibliográficas:

– Psychological Science July 17, 2013

– Telegraph July 22, 2013

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER