Dieta

Café manhã: tomar ou não?

Antigamente se dizia: tome café da manhã como um rei, almoce como príncipe e jante como mendigo. Isso já mostra o quanto à primeira refeição do dia sempre foi valorizada. Porém, ultimamente têm surgido evidências de muitos benefícios em não se tomar café da manhã. Mas será que isso é para todos?

Com certeza não! Ainda mais pelo que muitos consideram como um café da manhã saudável na nossa alimentação moderna. Veja só: o que você imagina quando se fala em café da manhã? Aposto que uma daquelas imagens clássicas:

  • muitas frutas e sucos de frutas;
  • pães, doces, bolos carregados de açúcar e geleia, ou seja, muito carboidrato refinado;
  • cereal matinal industrializado.

Você precisa entender algo muito importante. De manhã, pouco após acordar, é o horário do seu pico do hormônio cortisol (hormônio do estresse), que influencia a secreção de insulina. Portanto, quando você come nesse horário, tem uma rápida elevação da insulina, o que corresponde a uma rápida queda dos níveis de açúcar bem mais que quando você se alimenta em outras horas do dia. Principalmente se você come muito açúcar e carboidratos refinados.

Se você não tem problemas de sensibilidade à insulina, a sua glicemia não vai cair tão rapidamente para níveis baixos demais (hipoglicemia), mas cai o suficiente para que se sinta faminto.

Evitar o café da manhã pode ser uma atitude adequada para controlar a compulsão e fome durante todo o dia.Há outras razões para se evitar o café da manhã como:

  • normalizar a sua sensibilidade à insulina, o fator primário de obesidade, diabetes, doença cardíaca e câncer;
  • reduzir níveis de triglicérides;
  • reduzir inflamação;
  • diminuir o dano oxidativo;
  • estimular a produção de hormônio do crescimento, que age na melhora do condicionamento físico e retarda o envelhecimento;
  • inibe mTOR, enzima que acelera o envelhecimento;
  • aumento da expectativa de vida.

Nos dias de hoje, pela alimentação moderna, é muito comum as pessoas terem o metabolismo de geração de energia usando carboidratos como fonte primária de combustível. Isso causa compulsão, fome durante todo o dia e necessidade de se alimentar de 3 em 3 horas, o que só faz ganhar peso.

O segredo dos homens das cavernas

O homem primitivo, das cavernas, não se alimentava assim. Ele mal comia 1 a 2 vezes por dia e não era obeso, não tinha compulsões, nem fome, nem hipoglicemia durante o dia. Por quê?

Porque eles usavam gorduras como fonte primária de geração de energia, e não carboidratos, como comentei anteriormente.Se você decidir começar a evitar o café da manhã, saiba que isso é um processo… Não é uma atitude drástica, de uma dia para o outro.

Você vai precisar de dias e até semanas para fazer um reset no seu sistema de geração de energia, mudando da fonte primária carboidratos para gorduras.Com isso, o seu metabolismo vai se adaptando de forma a não ter desconfortos, sensações de fraqueza, hipoglicemia e compulsões durante esse período da eliminação do café da manhã, até o almoço.

Como parar com o café da manhã?

Não ache que deixando de tomar café da manhã por um dia você vai desfrutar de todos os seus benefícios. Veja:

  1. Procure aumentar os seus períodos de jejum lentamente para se adaptar. Inicialmente, procure jantar cerca de 3h antes de ir deitar. Assim, tendo 8h de sono, já serão 11h de jejum quando acordar. Após essa fase, comece a estender o café da manhã por 30 minutos mais tarde, aumentando esse tempo aos poucos!
  2. Limite as suas refeições a uma janela alimentar de 8h, só fazendo 2 refeições por dia, almoço e jantar. Com isso, certamente você estará mudando o seu metabolismo para o modo queima de gorduras.
    Após alguns dias, já estará fazendo a 1ª refeição no almoço. Já falei sobre isso em um vídeo no meu canal do Youtube (clique aqui para assistir).
  3. Procure se alimentar com uma dieta de baixas calorias, cerca de 1000 cal.
  4. Associe bastantes gorduras boas, proteínas de alta qualidade moderadamente, alimentos crus e muitos vegetais orgânicos na sua alimentação (óleo de coco, óleo de oliva, abacate, amêndoas, laticínios integrais).

Quando não evitar o café da manhã

Há situações em que não aconselho evitar o café da manhã até que esteja completamente feito o reset para gerar energia através das gorduras. São os seguintes casos:

  • Diabéticos ou pré-diabéticos;
  • Gestantes ou em amamentação;
  • Estresse crônico;
  • Fadiga adrenal.

No caso de gestantes e mulheres que estão amamentando não tomar café da manhã é contraindicado por alterar o padrão de respiração fetal e ritmo cardíaco, além de poder induzir a trabalho de parto prematuro. Isso ocorre porque o bebê precisa de muitos nutrientes durante e depois do nascimento.

Agora você já tem informação suficiente para optar ou não em tomar o café da manhã. Lembre-se: nada é feito de um dia para o outro. Tenha atenção com a sua saúde!

 

Referências bibliográficas:

  • Free Radical Bio Med 2007;42:665-74
  • American JournalofClinicalNutrition July 2007: 86(1); 7-13
  • International Journal of Obesity 2011;35:714-27
  • British Journal of Diabetes & Vascular Disease March/April 2013: 13(2); 68-72
  • Cell Metabolism December 2, 2014: 20(6); 991-1005
  • Cell Metabolism June 18, 2015
  • Journals of Gerontology, Series A July 17, 2015
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva.

5 Comments

  1. Surpreendente está informação! Sempre alertei meu filho sobre não tomar o café da manhã! Obrigada por compartilhar está informação! Gratidão!

  2. Nossa, muita coisa boa aprendo com o sr! Minha mãe a vida toda não tomava café da manhã. Achava q isso ía prejudicá-la, mas hoje ela tem 80 anos com aparência de 65! Na idade agora ela come alguma coisa pela manhã. Vou rever meus conceitos! Obg, Dr. Rondó!

  3. Eu adoro um café da manhã, com tudo que tenho dirito. Porém, há pouco tempo, tento reduzir alguns itens. Agora vou levar mais a sério , pois pretendo perder um pouco de peso. Suas dicas são sempre um aprendizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER