Alimentação

Café descafeinado, não!

Aumenta o mau colesterol, os ácidos graxos e as gorduras que se depositam nas artérias. Proteja seu coração: diga não!

Sei de muitos atletas que, de olho na saúde, optam por café descafeinado. Mas não dispensam as chamadas “bebidas energéticas”, sendo que uma latinha de energético tem cafeína suficiente para causar o mesmo efeito de uma xícara de café comum. Pela experiência, portanto, eles já deviam saber que a cafeína não é lá uma vilã de respeito. Este estimulante pode, sim, elevar o ritmo cardíaco, a pressão arterial, os hormônios do estresse, o mau colesterol, causar palpitações, tremores, ansiedade e aumentar os riscos de artrite reumatóide. Mas só quando o consumo é excessivo.

OUTRA FACETA ESTIMULANTE

Recente pesquisa avaliou durante algum tempo grupos de pessoas que bebiam café comum, café descafeinado e nenhum café. Os resultados comparativos de exames feitos antes e depois do experimento foram surpreendentes: o grupo que bebia café descafeinado apresentou os piores resultados, com aumento de 8% de ácidos graxos, 10% de LDL colesterol (mau colesterol) e 18% de gorduras depositadas nas artérias. Ponto para a cafeína do velho e bom café comum.

NA MEDIDA CERTA

Se não tiver nenhuma recomendação médica em contrário, não se prive de um cafezinho comum quando tiver vontade. De 4 a 6 por dia pode ser a medida ideal para quem não quer abdicar do prazer nem pôr a saúde em risco. Melhor ainda se o café comum for orgânico, sem substâncias tóxicas, como pesticidas e fertilizantes. Beba sem receio.

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER