Alimentação

Este é o Café da Manhã Perfeito!

Veja aqui os itens de um café da manhã que vai dar uma completada na sua manhã e te preparar para o resto do dia.

Ovos

Eles são a comida perfeita, acredite em mim! É uma iguaria, especialmente no café da manhã e em qualquer apresentação: cozidos, fritos, escaldados (pochê), etc.

Você pode até comê-los crus. Não tema isto! O lado de dentro do ovo é 100% livre de germes. O único lugar que você talvez ache bactérias é no lado de fora – na casca. Limpe-a cuidadosamente sem quebrá-la (recomendo uma breve submersão em uma solução de água oxigenada 3%), enxague-a e então cuidadosamente quebre-a para chegar ao tesouro dourado no lado de dentro.

Compre somente os ovos de galinhas criadas de maneira natural, assim você estará melhorando a sua saúde e ajudando a preservar a vida destes animais. Além de serem melhores para o meio ambiente, os ovos de galinhas de pasto também são nutricionalmente superiores, como foi demonstrado no projeto de testagem de ovos da Mother Earth News.

Comparados aos dados nutricionais oficiais para ovos comerciais, do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), os ovos de galinhas criadas em pasto e permitidas a procurar alimento ao ar livre podem conter:

  • 2/3 mais vitamina A;
  • o dobro das gorduras ômega 3;
  • três vezes mais betacaroteno.

Os ovos contêm proteína da mais alta qualidade que você possa comer, bem como gorduras benéficas, vitaminas, sais minerais e antioxidantes. Aproveite-os no seu café da manhã!

Bacon

Sim, você leu corretamente. Desfrute de todo o bacon que você quiser, frito até ser crocante, no café da manhã ou qualquer outra horário. Insalubre? Não acredite nisso!

A gordura da carne de porco é uma excelente fonte nutricional (sim, isto quer dizer que linguiça, bistecas e presunto podem estar no seu menu matutino também, se for isto que você deseja).

A melhor qualidade do bacon é a gordura, e surpreendentemente é uma gordura monoinsaturada. Para ser mais preciso, mais de 50% da gordura do bacon é monoinsaturada, na maior parte consistente em ácido oleico, o tipo tão valorizado no azeite.

Aproximadamente 3% deste é ácido palmitoleico, um monoinsaturado com propriedades antimicrobiais valiosas.
Além disso, cerca de 40% da gordura do bacon é saturada, um nível que na pior das hipóteses preocupa os “gordurofóbicos,” mas é a razão do bacon ser relativamente estável e improvável de ficar rançoso sob condições normais de armazenamento e cozimento. Isto é importante, dado o fato de que os 10% remanescente está na forma valiosa mas instável de poliinsaturados.

A gordura do porco também contem uma forma nova de fosfatidilcolina que possui atividade antioxidante superior àquela da Vitamina E. Pode ser por isso que a banha e a gordura do bacon são relativamente estáveis e sem tendência para ficarem rançosos pela oxidação.

A gordura do bacon, de porcos criados a pasto, também vem repleta de vitamina D solúvel em gordura. Já os porcos de confinamentos, que são mantidos dentro do estábulo e alimentados com rações de soja, caseína, farinha de milho e outros grãos, provavelmente demonstrarão baixos níveis de vitamina D.

É rica também em Niacina (vitamina B3), um nutriente crítico para você em termos de proteção do coração, estímulo imunológico e no combate a infecções.

Está envolvido em mais de 50 processos biológicos no nosso corpo, incluindo suporte adrenal, produção hormonal (especialmente hormônio sexual) e mais, combate inflamação, protege os seus ossos e ajuda na desintoxicação.
Guarde a gordura do bacon que sobrou na panela e use-a para cozinhar. Ela consegue deixar quase qualquer alimento mais gostoso.

Laticínios crus

Você não encontrará fontes naturais melhores de probióticos e vitaminas – que fazem bem ao estômago, constroem o sistema imune e combatem as doenças – do que no leite, queijo e iogurte crus e frescos.

  • rico em ácidos graxos linoleico (CLA), que melhoram a imunidade e aumentam a queima de gordura
  • apresenta altos níveis de ômega 3 e 6 com proporções benéficas para a saúde.
  • abundante em gorduras integrais, aminoácidos e proteínas na mais alta forma de disponibilidade, 100% digerível.
  • reduz nível de imunoglobulinas (IgE), um químico que aumenta a resposta celular a um alergênico. IgE causa a liberação de histamina, que causa sintomas alergicos.
  • apresenta mais de 60 enzimas digestivas, fatores de crescimento e imunoglobulinas.

O leite cru é o mais potente superalimento da natureza, e é ótimo tê-lo para aquele toque final no seu café da manhã:

Café

Certamente, você teve que ouvir um ranzinza te dando um sermão sobre o café ser mau para você. Nada poderia estar mais longe da verdade. As pessoas que bebem café têm baixo risco para câncer, demência, doenças cardíacas e mais.

Os bebedores de café até vivem por mais tempo!

Lembre-se que tudo é dosagem, pois até 6 xícaras/ dia só trarão benefícios, ao menos que você seja daquelas pessoas sensíveis a cafeína, que sentem tremores… Nesse caso, mude para o chá.

Existem diversos estudos que apontam ações positivas do café. Em resumo, as mais recentes pesquisas apoiam que os seguintes benefícios podem ser creditados a ele:

  • Doença de Alzheimer: observou-se que há um ingrediente no café que interage com a cafeína promovendo uma proteção contra a doença.
  • Diabetes tipo 2: estudo recente revela que o consumo de café tem ação protetora contra diabetes tipo 2, e que também reduz os níveis de glicemia.
  • Doença de Parkinson: o café pode reduzir de forma significativa o risco de doença, pois apresenta ações benéficas ao cérebro.

Há outras comidas excelentes de café da manhã – se você gosta de bife com os seus ovos, sinta-se à vontade para jogar um na grelha – mas estes são os básicos.

E seja lá o que você fizer, nem chegue perto daquele café de manhã do cereal, das torradas e do suco de laranja como os que vemos na TV. Todas são um desastre cheio de carboidratos que lhe deixarão cansado e com fome, fazendo você comer mais e ganhar peso.

Ao invés disso, comece o seu dia direito e você terá a energia que precisa para passar por um longo dia e a boa saúde que você precisa para uma longa vida.

Referências bibliográficas:

  • New York Times. August 26, 2010
  • ABC News. June 5, 2012
  • KVAL News. July 29, 2012
    Veterinary Record 2010
  • Meating Place News. April 12, 2012
  • Humane Society. October 8, 2010
  • Time of day dependent dietary fat conception influences multiple cardio-metabolic syndrome parameters in nice. Int. J Obes. 2010 Mar 30
  • Wisconsin Raw Milk Association, Action Needed January 21, 2016
  • Science Daily October 20, 2014
  • Food Safety News January 25, 2016
  • Mounting Evidence Suggest Coffee May Actually Have Therapeutic Health Benefits. Sep 16, 2012.
  • The Free Man’s Declaration for Health and Longevity. William Campbell Douglas.
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER