Alimentação

Recarregue suas Baterias: Turbine o seu café

O “café turbinado” se tornou popular de 2 anos pra cá, quando Dave Asprey, o empreendedor em tecnologia do vale do silício, criou sua versão chamada “Bulletproof coffee”, que tem sido bem promovida na internet.

Ele teve essa ideia após beber uma caneca de chá (com aspecto cremoso contendo manteiga) enquanto fazia caminhada no Himalaia.

Trata-se de uma bebida tibetana, rejuvenescedora e legendária na região, por dar resistência em altas altitudes.
Com isso, ele criou algo que pudesse ser do gosto do Ocidente, denominado “Bulletproof coffee”, que consiste em:

  • manteiga de vacas criadas a pasto
  • triglicérides de cadeia média (TCM), que pode ser substituído por óleo de coco
  • café de qualidade

Essa associação de bebida quente, batida no liquidificador, tem 2 desvantagens:

  1. Há necessidade de lavar o liquidificador após cada preparação, o que torna isso desmotivante
  2. Líquidos quentes em recipientes de plástico, com raras exceções, liberam toxinas

Mas há uma forma fácil de fazer, que vou te mostrar daqui a pouco…

Produza cetonas internamente

Para se ter benefícios de geração de energia, inibição do apetite, perda de peso, aumento de foco mental, saúde cerebral e antienvelhecimento, precisamos estimular o nosso corpo a produzir cetonas internamente, através da dieta do Jejum Prolongado.

Porém, para esse objetivo, se não estamos produzindo, podemos consumir cetonas exógenas, como através destas formulas:

  1. Bulletproof coffee: com café isento de toxinas que comprometam a mitocôndria, TCM e manteiga de vacas criadas a pasto.
  2. Vinagre de maçã: um suplemento mitocondrial, usado já por Hipocrates (400 AC) é cada vez mais atual.

É abundante em ácido acético, que é um triglicérides de cadeia curta.

Esse ácido acético recupera a mitocôndria ineficiente, que volta a gerar energia novamente, e a pessoa sente a vitalidade.

Além disso, tem ação no trato digestivo que estimula as bactérias a produzirem ácido butírico, que são triglicérides de cadeia curta (igual da manteiga) e ácido propionico, que protege seu intestino de toxinas produzidas por bactérias ruins.

Ou seja, o vinagre de maçã promove um upgrade mitocondrial e de ecologia intestinal, sendo fundamental para o máximo de resultado.

Para isso, aconselho tomar de 2 a 3 colheres de sopa diluídas em 1 copo d’água logo ao levantar, e em seguida o Bulletproof coffe.

É muito bom o seu resultado.

Agora veja o meu protocolo quando quero perder uns quilos, ou quando tenho um dia cheio pela frente, pois além de reduzir o apetite, dá foco e normalmente turbina minha manhã.

  1. Começo o meu dia usando o vinagre de maçã como um tônico de energia da manhã, 1-2 colheres de sopa em um copo de água. Com isso, promovo o estímulo da minha função renal, controlo o equilíbrio microbiano no intestino, equilibro o pH do corpo e forneço um estímulo energético.
  2. Na sequência, consumo café com manteiga e óleo de coco, o que aumenta mais ainda minha energia e foco mental, além de me deixar saciado por muitas horas.

E além do mais, é uma delícia.

Agora, vou te falar daquela forma mais simples de fazer esse café. É altamente eficiente. Experimente isso diariamente por duas semanas e veja como se sente.

  • café, de coador, expresso, como preferir
  • 1 colher de sopa de manteiga (de preferência de vacas criadas a pasto)
  • 1 colher de sopa de óleo de coco extravirgem

Como fazer:

  • coloque o café quente em uma caneca alta
  • em seguida adicione a manteiga e óleo de coco
  • misture o conteúdo com um misturador manual de imersão, que pode ser facilmente lavado com água quente e estará pronto para usar novamente.

Porém, se o objetivo é saúde cerebral, então não abro mão do triglicérides de cadeia média (TCM), pois este, especialmente se for com alta concentração de ácido caprílico, que é o componente que mais rapidamente gera cetose, por ser um TCM com 8 carbonos na sua estrutura.

Os triglicérides são classificados de acordo com a quantidade de carbonos da sua estrutura:

  • menos de 6 carbonos: são os triglicérides de cadeia curta (TCC)
  • de 6 a 12 carbonos: são os triglicérides de cadeia media (TCM), os melhores para geração de energia, prevenção de aterosclerose, controle de peso e anti-envelhecimento:

C6: ácido caproico
C8: ácido caprílico
C10: ácido cáprico
C12: ácido láurico

  • acima de 22 carbonos: são os triglicérides de cadeia longa (TCL)

Recarregue suas mitocôndrias

O grande segredo é a mitocôndria, que tem enorme influência na sua saúde, otimizando a função mitocondrial, é como se tem o máximo de saúde, melhora da função cerebral, proteção contra câncer e capacidade de perder peso.

Hoje sabemos que 50% das pessoas abaixo dos 40 anos já estão com disfunção mitocondrial causada por erros alimentares e agressões ambientais.

Com isso, suas “baterias” estão fracas antes do tempo.

E o envelhecimento nada mais é do que essa disfunção mitocondrial, aonde não se cria energia eficientemente e se gera mais inflamação, o que provavelmente diminui sua expectativa de vida.

Se você recarrega suas baterias adequadamente, vive mais e melhor. Aproveite essas dicas e compartilhe com seus amigos e familiares!

Referências bibliográficas:

  • Livro Óleo de coco: a gordura que pode salvar sal vida
  • Livro Vinagre de maçã: o liquido dourado
  • Annals of Internal Medicine July 11, 2017
  • Lipids. 2008 Jan;43(1):55-64. Epub 2007 Nov 6
  • Eurek Alert July 10, 2017
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER