Especiais

Breaking News: os pesticidas e perda de virilidade

Homens, muita atenção a estas informações! Muitos de vocês talvez ainda não saibam, mas os seus níveis de testosterona estão significantemente menores do que os níveis de seus avôs quando tinham a sua idade. Outro dado relevante mostra que esses níveis estão reduzindo rápido e precocemente em relação ao que ocorria com eles. Na década de 40, 50 e 60 era normal encontrar níveis ótimos em um homem em seus 60 anos de idade, atualmente, isso já não é bem assim.

Já faz algumas décadas que temos o conhecimento de que muito dos herbicidas e pesticidas usados nas plantações (exceto plantações orgânicas) são para humanos como estrógenos ambientais. Essas moléculas simulam a ação e atividade do estrógeno, como moléculas alienígenas nunca antes vistas na Terra.

É importante você se lembrar que todos os herbicidas e pesticidas comerciais são (ou eram) patenteados. Eles nunca tiveram contato com o corpo humano e causam problemas quando são consumidos em alimentos ou água. Na verdade, esses “estrógenos ambientais” são suspeitos de ser parte responsável pelos baixos níveis de testosterona e de contagem de espermas diminuído em cada geração desde 1950.

Uma pesquisa publicada em 2012 mostra claramente que glifosatos – ingrediente ativo principal do Round up – é tóxico para os testículos, podendo até mesmo destruí-los, e reduz, significativamente, a síntese de testosterona.

Foi possível observar, ainda nessa pesquisa, que entre uma a quarenta e oito horas após a exposição ao Round up, as células de Leydig (células testiculares que produzem testosterona) são lesadas. No período de vinte e quatro a quarenta e oito horas, essa formulação é também tóxica para outras células, principalmente por necroses (morte celular), em contraste com glifosato sozinho que é essencialmente tóxico para as células de Sartori (células testiculares que produzem esperma).

Em baixas concentrações, o Round up e os glifosatos geram um desequilíbrio endócrino com a diminuição de testosterona em 35%.

O impacto endócrino do pesticida gera diminuição do nível de testosterona e contagem de esperma em baixas doses, mas em altas doses parece provocar toxicidade testicular aguda (morte celular).

Então, meus amigos, lembrem-se que não é só o Round up que é pulverizado nas plantações que pode comprometer a sua virilidade, mas sim os resíduos desses pesticidas encontrados nos alimentos transgênicos que você come diariamente. Tome todo o cuidado necessário para que vocês não sofram com a lesão das células testiculares e nem com a diminuição da sua testosterona.

[divider]

Referência bibliográfica:

  • High Sperm Density Among Members of Organic Farmers’ Association”, Abell, Annette, et al, The Lancet, June 11, 1994;343:1498.
  • Male Reproductive Health and Environmental Estrogens”, Editorial, The    Lancet, April 15, 1995; 345: 933-935.
  • Occupational Pesticide Exposure and Semen Quality Among Chinese Workers,” Padungtod C, Savitz DA, Overstreet JW, et al, J Occup Environ Med, October 2000; 42(10): 982-992.
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)
Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER