Alimentação

Bife, Frango ou Salada Caesar? Qual é o Melhor para sua Saúde?

Coma isso, não coma isso…

Com qual frequência você se depara com um menu para decidir o que comer? O que você escolhe? Pode ser que esteja pensando em pedir uma costela de dar água na boca e uma cerveja bem gelada, certo?
Mas, uma voz bem baixinha atrás da sua cabeça lhe diz: “vamos ser honestos”… Ou é a voz da sua esposa nos seus ombros que lhe diz para que peça a opção saudável.

Tem algo mais frustrante que isso? Ser incomodado pelo alimento que deseja consumir? E sem ver nenhum resultado?

Mas, veja…

Pode ser uma surpresa para você que a alimentação que considerava a opção saudável, na verdade, é a pior escolha?

A ideia dominante do que é ruim de comer pode não estar correta. Muitas vezes, o alimento que você deseja é a melhor opção.

Bife, Frango ou Salada Caesar?

O bife com brócolis é o vencedor aqui! O bife é cheio de gorduras saturadas boas, incluindo o chamado ácido esteárico, que reduz o risco cardiovascular. Já o brócolis fornece uma gama de micronutrientes saudáveis.

Apesar do frango ser visto como um alimento saudável para ser escolhido, o problema é que contém pouca gordura. Quando nós colocamos o bife e o frango em comparação, vemos que o bife é mais rico em nutrientes.

Os croutons e o molho da Salada Caesar são calorias vazias. A alface romana perde muito em relação ao nível nutricional do brócolis, e o molho da salada compromete esses nutrientes.

Em média, um molho da Salada Caesar tem cerca de 1200 calorias, 7 g de açúcar, e impressionantes 2.5 g de sódio, o que é 106% do que é sugerido como valores diários.

Lembre-se, gordura boa da alimentação não significa gordura no seu corpo, e colesterol na dieta não significa colesterol no seu corpo.

O seu fígado usa esse colesterol como um composto orgânico que o seu corpo PRECISA. Consumir colesterol simplesmente poupa seu fígado da carga de sintetizar tanto desse componente essencial.

Alimentos animais como carne vermelha, leite, queijo e ovos são ricos em nutrientes, mais até que frutas e vegetais!

Mas tenha em mente que precisamos de todos os macronutrientes, sendo necessário diariamente muita gordura boa, proteína com moderação, fibras e vegetais em abundância. Carboidratos, virtualmente zero.

Agora, repito o conselho de sempre: diga sim ao bife! Se for com brócolis, melhor ainda!

Referências bibliográficas:

  • Time Magazine March 7, 2011
  • Cornucopia Institute July 7, 2014
  • Livro Sinal Verde para a Carne Vermelha. Editora Gaia
  • Livro Mude sua vida com supernutrientes.
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER