14 Incríveis Benefícios da Exposição ao Sol

sol e imunidade

A exposição ao sol tem muitos benefícios diretos e indiretos para a saúde. Por um lado, a própria exposição à luz solar gera essas vantagens, e por outro lado está relacionado com a produção da vitamina D, que ocorre quando sua pele está exposta à luz UV (ultravioleta).

Nestes últimos 30 anos, evitamos o sol por recomendações médicas, além de nos mantermos a maior parte do tempo em ambientes fechados, e o que conseguimos foi uma grande quantidade de problemas de saúde.

Nós precisamos de exposição direta ao sol, a fim de prosperar otimamente.

Benefícios diretos

1 – Gerador de energia

O sol produz luz azul que ativa a citocromo C oxidase em suas mitocôndrias e ajuda a otimizar a produção de ATP.

2 – Ativador imunológico

Estimula a produção de peróxido de hidrogênio (H2O2) que aumenta a atividade das células T, que são glóbulos brancos envolvidos na função imune e no combate a infecções, segundo estudo publicado no Centro Médico da Universidade de Georgetown.

3 – Reduz câncer aumentando seu nível de vitamina D

Certamente é o benefício mais conhecido da exposição ao sol, atestada com uma quantidade robusta de pesquisas científicas que confirmam os seus benefícios.

Se o seu nível sérico de vitamina D é de 40 ng / ml, seu risco de câncer mergulha em 67%, em comparação com um nível de 20 ng / ml ou menos.

Segundo a Divisão de Saúde e Medicina das Academias Nacionais de Ciências, Engenharia e Medicina, a vitamina D reduz o risco global de mortalidade de todas as causas, incluindo o câncer, além de aumentar suas chances de sobreviver ao mesmo, inclusive ao melanoma.

Em termos globais, a vitamina D também é importante para sua saúde óssea, função cognitiva, função imune e gravidez saudável e desenvolvimento infantil.

4 – Influencia o seu ritmo circadiano, melhorando a qualidade do seu sono

Passar o tempo no sol do meio-dia ajuda a ancorar seu ritmo circadiano, o que é importante para o sono.

5 – Reduz a pressão arterial

Há uma redução da pressão elevada e o risco cardiovascular pela produção do óxido nítrico (NO) que é liberado na corrente sanguínea, dilatando os vasos sanguíneos, especificamente os capilares da pele. Isso reduz seu risco de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.

6 – Combate germes

Tem ação germicida e pode colaborar na remissão de infecções no seu sangue. A luz solar era usada para tratar a tuberculose no final do século 19 e início do século 20. Isso gerou prêmio Nobel de 1903 para Finsonno por seu trabalho sobre isso.

7 – Altera a expressão gênica

Isso influencia respostas inflamatórias com variação de uma estação para outra, segundo os cientistas da Universidade de Cambridge.

Nos meses de inverno, os genes inflamatórios do sistema imunológico são ativados, para combater os micróbios infecciosos e, durante o verão, a atividade anti-inflamatória aumenta.

8 – Previne doenças infecciosas

A luz solar tem efeitos antimicrobianos potentes, combatendo as infecções no seu corpo.

9 – Melhora do humor

Aumenta a serotonina cerebral, melhorando assim o humor e a saúde mental. É por isso que você se sente melhor depois de passar algum tempo ao sol.

Pode ser útil também no tratamento da depressão.

10 – Estimula a produção de testosterona e aumenta libido masculina

Segundo pesquisa australiana, os níveis de testosterona dos homens aumentam e caem com as estações do ano, atingindo um pico no verão e níveis mais baixos no inverno.

11 – Estimula a produção de dopamina

De acordo com estudos, crianças que passam a maior parte de seus dias dentro de casa têm taxas significativamente maiores de miopia de alto grau. A dopamina é responsável por inibir o crescimento excessivo do globo ocular, e a exposição ao sol promove maior liberação de dopamina, cuja deficiência é conhecida como causador de miopia.

Benefícios indiretos

1. A vitamina D desempenha um papel crucial na prevenção de doenças e na manutenção da saúde ideal. Existem cerca de 30.000 genes em seu corpo, e a vitamina D afeta cerca de 3.000 deles. Níveis ideais de vitamina D podem reduzir o risco de câncer em até 60%, em especial 16 tipos de câncer, incluindo pancreático, pulmão, ovário, próstata e câncer de pele.
  2. A vitamina D está envolvida na produção de 200 péptidos antimicrobianos que ajudam a combater todos os tipos de infecções, pois age no gene beta defensin 2 (que codifica um péptido antimicrobiano) e o gene NOD2 (que alerta as células sobre a presença de micróbios invasores). Age também aumentando a produção de péptidos antimicrobianos que destroem as paredes celulares de vírus e bactérias.
  3. A vitamina D que você obtém da exposição solar também pode desempenhar um papel no sono. Sua deficiência está correlacionada com risco aumentado de apnéia obstrutiva do sono.

Cuidados para se beneficiar da exposição ao sol

Em geral, as evidências sugerem que os benefícios da exposição sensível ao sol superam em muito os riscos de câncer de pele.

Porém, precisa ficar claro que a exposição excessiva à radiação UV, tanto da luz solar direta quanto de camas / lâmpadas de bronzeamento, podem induzir o melanoma.

Não abuse do sol por horas e tome precauções para evitar queimaduras solares a todo custo.

Na praia, quando a sua pele começar a ficar rosada, use mangas compridas e um chapéu de abas largas, que proteja seu rosto.

Se você tem pele clara, banhos de sol por curto período podem otimizar sua vitamina D.

E lembre-se de usar um protetor adequado na sequência, mesmo ficando na sombra.

• Newsweek January 11, 2017
  • The Evolving Planet December 30, 2016
  • Life Science Daily December 28, 2016
  • Scientific Reports December 20, 2016; 6: 39479
  • PLOS ONE, 2016; 11 (4): e0152441
  • UC San Diego Health April 6, 2016
  • Science World Report April 13, 2016
  • Oncology Nurse Advisor April 22, 2016
  • Tech Times April 11, 2016
  • J Clin Endocrinol Metab 2013;98:2160-2167.
  • Anticancer Research February 2011: 31(2); 607-611
  • Cancer Therapy Advisor March 23, 2016
  • Cancer Network March 21, 2016
  • Journal of Internal Medicine March 16, 2016
  • Refinery29, March 22, 2016
  • Medical News Today May 8, 2013
  • Journal of Clinical Psychiatry 1991 May;52(5):213-6.