Alimentação

4 Benefícios da Amora para sua Saúde

A amora (Rubus ulmifolius), da família das moráceas, é originária da antiga Pérsia, atual Irã.

Seu cultivo começou no Brasil na década de 70 no Rio Grande do Sul e hoje se espalha pelas regiões Sul e Sudeste. Também conhecida como “cabernet of blackberries” por causa do seu sabor rico, aromático, intenso e terroso.

Além de ser consumida na forma de fruta, pelo seu sabor intenso, também é usada em geleias, chás e conservas.

Contém inúmeros componentes saudáveis que certamente você pode se beneficiar, como:

1 – Antioxidantes

Riquíssima em vitamina C, rutina e ácido gálico, com alto potencial antioxidante, que promovem a neutralização dos radicais livres causadores das doenças degenerativas e do envelhecimento. Além disso, a vitamina C é importante a nível imunológico e pelo combate à inflamação silenciosa.

2 – Antocianinas

São flavonóides encontrados em frutas e alguns vegetais, e possuem propriedades antibacterianas, antivirais, anti-inflamatórias e neuroprotetoras. Sua ingestão, auxilia o sistema de desintoxicação corpóreo.

3 – Ácido elágico

É um polifenol, que oferece propriedades anti-mutagênicas, antioxidantes e preventivas de quimioterapia. Também reduz as condições inflamatórias decorrentes da obesidade. Cada amora contém cerca de 5,83 mg de ácido elágico por grama.

4 – Fibra dietética

É uma excelente fonte de fibra dietética, que auxilia na regulação do peso, digestão, movimentos intestinais, prevenção de diabetes e doenças cardíacas.

Apesar de ser uma fruta de baixa concentração de frutose, deve ser consumida em quantidades moderadas para não ser prejudicial para sua saúde.

Referências bibliográficas:

  • Nutrition-and-You, Blackberries Nutrition Facts
  • San Diego Union Tribune, Marion Berries are the cabernet of blackberries
  • Livro Almanaque do Campo. Xico Graziano. 2010
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER