Estética

Beleza Magra

Embarcar em dietas da moda para perder peso a qualquer custo é um risco que não vale a pena correr.

Depois do sucesso que fez nos anos 80, a dieta do Dr. Atkins, como era conhecida, está de volta. Baseia-se no livre consumo de gorduras e proteínas e no controle dos carboidratos, e se atribuem a ela benefícios como emagrecimento maior e recuperação menor dos quilos perdidos durante a dieta, baixa dos níveis de triglicérides no sangue e aumento do HDL, o chamado colesterol bom. Mas ainda falta pesquisar como ela atua sobre os rins e o fígado. É nos riscos para esses dois órgãos e para o sistema cardiovascular e a bioquímica do corpo que mora o perigo. A dieta do Dr. Robert C. Atkins proporciona um rápido emagrecimento, é verdade, mas pode comprometer o organismo. Assim, deve ser vista com cautela.

Gorduras e músculos

Obesidade é o acúmulo excessivo de gordura no corpo, que deve ser medido pela porcentagem de tecido gorduroso (massa gordurosa) em relação ao tecido muscular (massa magra). Mas o que se vê por aí é uma avaliação capenga, que leva em conta apenas o peso em relação à altura, ignorando-se proporções. Sem saber disso, e preocupadas em emagrecer, as pessoas costumam entrar de cabeça em dietas que, muitas vezes, além de não serem adequadas para elas podem até prejudicar a saúde. Quem vive fazendo dieta sem os devidos cuidados, corre riscos de médio e longo prazos, como envelhecimento precoce, anemia, descompensações hormonais, letargia, alterações renais com retenção maior de produtos tóxicos, queda de cabelos, estado generalizado de má nutrição, cãibras e problemas musculares. Saiba, também, que parte significativa da perda de peso ocorre por desnutrição de massa muscular – e o coração é um músculo!

Veja algumas complicações agudas que dietas mal orientadas podem causar: pressão baixa, boca seca, taquicardia, tonturas, desânimo, cansaço, dores de cabeça e distúrbios emocionais. Antes de adotar uma dieta, portanto, consulte seu médico. E lembre-se: tão importante quanto emagrecer é manter o peso. Mas este é assunto para outra hora e estaremos falando sobre ele em breve.

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER