Alimentação

Conheça as bebidas de verão que devem ser evitadas!

Muito do que você pensa estar te hidratando está, na verdade, fazendo mal ao seu organismo

Eu sei que com tanto calor uma bebida refrescante é tudo o que você quer. Mas tome muito cuidado, pois as “bebidas de verão” apresentam um lado obscuro com uma grande quantidade de açúcar ou até mesmo de adoçante artificial. E isso é extremamente preocupante, pois acaba com aquela visão inocente de que essas bebidas não comprometem o seu empenho de chegar no verão em forma.

Espero que fique claro que eu não quero que você perca o prazer de beber algo refrescante nesse verão, mas escolha certo e evite essas bebidas tentadoras que nada agregam à sua saúde, a não ser alguns quilos e centímetros no seu abdome. Procure algo que satisfaça o seu desejo por uma bebida refrescante e gelada e que possa te beneficiar em termos de saúde! Estamos combinados?

É importante que você saiba que não há razão para sabotar a sua saúde e a sua circunferência abdominal. Portanto evite:

1 – Refrigerantes normais ou diet

Essas bebidas contêm muito açúcar, ou pior ainda, muito adoçante artificial como o Aspartame, por exemplo, que está relacionado com muitos efeitos colaterais. Além disso, você estará exposto a:

– Ácido fosfórico: que compromete a sua habilidade de absorver cálcio, estando correlacionado com a osteoporose e o enfraquecimento dos dentes.

– Benzoato de sódio: um conservante encontrado em muitos refrigerantes, relacionado com a lesão de DNA.

– Benzeno: é um componente carcinogênio, e que frequentemente está muito acima da dosagem que é permitida.

– Corantes artificiais: com ação carcinogênica.

2 – Suco de frutas ou limonadas

Muito das limonadas que encontramos por aí nada mais são do que algo artificial, a base de açúcar ou xarope de milho rico em frutose, água e aromatizantes; talvez nem limão de verdade essas limonadas têm. Porém, se você faz uma limonada de verdade, tudo bem, pois o limão é uma fruta com baixíssima quantidade de frutose.

A limonada e o suco de frutas podem ter o mesmo impacto na sua saúde que os refrigerantes devido à quantidade de frutose que vai aumentar o risco de ganho de peso e doenças degenerativas.

3 – Chás adoçados

Essa é outra bebida que causa bastante confusão, pois normalmente consideramos o chá saudável por conter bastante antioxidantes, mas neste caso é um produto muito rico em açúcar, e muitas vezes chega a ter maior quantidade de açúcar do que os refrigerantes.

Dê preferência ao chá feito na hora e adoçado com Stevia. Neste caso não vejo problemas.

4 – Energy drinks (energéticos)

Apesar de gerar um estímulo energético rápido, consumi-lo em grandes quantidades poderá gerar a absorção de muita cafeína o que traz sérias consequências para a saúde. Altas doses de cafeína podem provocar ansiedade, arritmia e até derrame. Além disso, ela é altamente erosiva para os dentes.

Você deve ganhar energia, na verdade, com a sua alimentação correta e não com essas estratégias artificiais.

5 – Sport drinks

Muitos acreditam que os sport drinks são necessários no verão para repor eletrólitos perdidos durante exercícios ou a simples transpiração desses dias de calor. Com certeza, ele ajuda a repor os eletrólitos, pois é rico em sódio. Porém, isso só tem sentido em caso de exercícios muito intensos. Além disso, esses produtos contêm muito açúcar, sódio, xarope de milho rico em frutose ou adoçantes artificiais, além de corantes e aromatizantes, estando correlacionado com diversos problemas de saúde como hiperatividade, rebaixamento de QI, câncer, depressão, dor de cabeça, alergias e comprometimento de função renal, além de também ser muito erosivo para os dentes. Dê preferência a água de coco natural.

6 – Keep cooler

Esse tipo de bebida, que parece mais um suco de fruta do que um álcool, tem se tornado bastante popular nesta época do ano. Porém, para se ter esse sabor adocicado o fabricante associa suco de fruta e açúcar ao vinho, normalmente a mais barata categoria disponível. Associa-se também corantes, aromatizantes e até adoçantes artificiais.

Por isso, dê preferência a uma taça de vinho ou espumante seco.

7 – Cafés gelados

O café, um alimento saudável, parece algo inocente. Mas, saiba que ele é altamente calórico, pré-adoçado com grandes quantidades de açúcar, xarope de milho rico em frutose ou adoçante artificial, além de aromatizantes artificiais, o que compromete toda a sua essência.

Caso queira bebida refrescante de café, procure uma alternativa melhor.

Então, na hora de se refrescar, opte por sua saúde! Ela é quem deve estar em primeiro lugar, seja no verão, no outono, no inverno e até mesmo na primavera.

[divider]

Referências bibliográficas:

– Comprehensive reviews in food Science and food safety. Vol 9, Issue 3, pages      303-317. May 2010

– Gen Dent.  2012 May – Jun; 60(3):190-7; quiz 198-9

– Adventure Journal.  Sept 27, 2011

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER